quarta-feira, 7 de março de 2018

O apego é o que mais te faz sofrer



Aquilo que mais te leva ao sofrimento é o apego e este manifesta-se de múltiplas formas na tua realidade. Nomeadamente o apego a essa ideia de ti, essa personalidade que acreditas ser e quando colocada em causa, de acordo com a tua perceção, faz-te sofrer. O sofrimento não é nada mais do que uma estória que alimentas na tua mente sobre aquilo que vai ocorrendo na tua realidade e que não está de acordo com o que desejarias.

O apego manifesta-se desde as pequenas coisas do dia-a-dia, tal como uma simples fila no supermercado ou do trânsito. Até aos relacionamentos mais relevantes na tua vida, ou seja, o comportamento das pessoas que mais amas. Relativo à primeira, as filas, esse apego surge na tua reação e sensações que experimentas quando essas filas surgem e como se desenrolam, aquilo que decides fazer com essas filas não altera a rapidez das mesmas mas altera a forma como passas esse tempo.

Já relativamente aos relacionamentos o maior sofrimento surge do apego ao que consideras que deveriam de ser os comportamentos dessas pessoas e quando estas não se comportam de acordo com o que desejarias, de acordo com o que consideras ser o mais correcto, isso induz em ti sofrimento, porque mesmo que tenhas uma posição de dominância sobre essas pessoas, o desgaste que sofres para impor esse domínio é grande.

A boa notícia é que depende apenas de ti libertares-te desses apegos, isso é uma escolha tua. Ser fácil ou difícil depende de ti e da tua vontade de o superar. Na maior parte das vezes não é fácil porque os teus hábitos estão de tal maneira enraizados, funcionam de tal maneira em piloto automático que nem te apercebes das reações que tens. Por isso é importante praticares a presença, praticares o foco no momento presente.

Isso faz-se orientando a tua atenção para o que se passa no agora, primeiro dentro de ti, seja notando nas sensações físicas que surgem, seja notando no diálogo interno que surge e que constantemente te dita julgamentos sobre o que ocorre nessa tua realidade. Assim como também reparando depois no que se passa fora de ti, ou seja, as ocorrência externas, tudo aquilo que acontece ao teu redor e que te chama a atenção.

Estando focando no agora, estando presente de facto começas a identificar aquilo que estás mais apegado, aquilo que mais irá mexer contigo e que mais te levará a ter uma reação primária de fuga ou luta, accionando todos os teus alarmes internos na maior parte das vezes desnecessariamente porque não se tratam de situações de sobrevivência e sim de simples situações do dia-a-dia.

Começando a conhecer essas situações que mais mexem contigo, e a que mais estás apegado, isso permite-te começar a deixar acontecer o que tem de acontecer sem reagir de imediato tentando que aconteçam como achas que devem de acontecer. E se te permitires primeiro aceitar o que acontece tal como acontece, isso significa reconhecer as coisas tal como são e não implica que tenhas de gostar ou aceitar apenas as reconheces como são.

Fazendo isso ficas mais livre e focado para perceber que nada acontece por acaso e que tens mais influência sobre os acontecimentos estando mais presente para o que se passa em ti, tendo uma maior consciência do que sentes e dos pensamentos que surgem em ti. Desse modo com desapego irás agir de um modo mais intuitivo, mais em fluxo com a vida e verás como isso faz toda a diferença na tua realidade e o sofrimento tende a diminuir e mesmo a desaparecer na maior parte das situações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...