segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Dicas para estar bem consigo própria



Cada ser humano é uma realidade complexa por si próprio, ele é feito duma imensidão de características que o distinguem dos demais e como tal não existem receitas que sejam ótimas para todos de igual forma, sendo que existem situações, atitudes que se podem praticar que servem a todos ainda que de forma diferente, ou seja, uma mesma atitude terá efeitos diferentes de acordo com quem a pratica e os benefícios que retiram, ainda que sentidos de forma diferente, serão positivos por si só.

É por isso relevante a cada ser humano no meio da sua complexidade estar bem consigo próprio, só desse modo poderá estar recetivo a estar bem com os demais humanos que terá de interagir ao longo da sua existência, pois o ser humano é um ser relacional, ele não existe por si só, ele existe também pela relação que estabelece com os seus semelhantes.

Deixo de seguida algumas dicas que lhe permitem melhorar a relação consigo próprio e desse modo com todos os que fazem parte da sua realidade também.

Aceitar que não é perfeito

O ser humano não é perfeito e assim sendo isso é naturalmente perfeito, pois é na vivência das suas imperfeições que cada um de nós se vai descobrindo, que vai sendo chamado a melhorar e elevar o seu nível de consciência. O aceitar que não é perfeito permite deixar de ser extremamente exigente consigo mesmo, permite lidar melhor com as suas imperfeições e libertar espaço na sua atenção e energia para lidar com aquilo que é, pacificamente, sendo depois visível na sua realidade isso mesmo. 

A não aceitação das suas imperfeições leva-o a entrar em guerra consigo mesmo e isso será espelhado na sua realidade através do desconforto na sua "pele" e nas interações que estabelece com os demais.
Este aceitar que não é perfeito não significa resignação e nada fazer quando deteta essas imperfeições, o que significa sim, é que reconhece as suas imperfeições e lida com elas de forma a poder melhorá-las sempre que possível ou integrá-las na sua realidade quando não seja possível melhorá-las. 


Deixar de levar tudo pessoalmente

Aquilo que os outros fazem diz deles próprios, aquilo que você faz diz de si. Logo o que isso significa é que estar bem consigo própria passa por não levar tudo como um ataque pessoal, levar tudo que os outros fazem como se fosse direcionado a si, mesmo nas situações que o sejam de facto.
Só aquilo que aceitar como seu pode fazer efeito em si, ter influência naquilo que sente. As coisas são como são aquilo que pode variar é a interpretação que dá ao que acontece, é o poder que permite que esses acontecimentos tenham sobre si e a sua realidade. 

Tudo aquilo que pensa de desagradável sobre as outras pessoas, sobre as suas ações, resulta em desconforto para si, gera sensações e emoções negativas em si e é você quem as cria, quem lhes dá vida. Ainda que lhe pareça que a culpa é dessas pessoas, pelas atitudes que tomaram, na realidade é você que concede permissão para que essas sensações e emoções desagradáveis e dolorosas possam encontrar espaço para se manifestarem em si.

Se deixar de levar tudo como um ataque pessoal, permite-se ganhar um distanciamento sobre as ocorrências na sua realidade e desse modo pode escolher que influência, que impacto podem gerar em si. É a sua atenção que pode empoderar ou enfraquecer os efeitos em si em resposta ao que perceciona na sua realidade.


Observar os pensamentos

Os pensamentos são estórias acontecendo a todo o momento na sua mente e que na maioria das vezes você está totalmente identificado com os mesmos. Você crê ser aquilo que pensa. No entanto os pensamentos acontecem em si, mas são muito mais pequenos do que você é de verdade, daquilo que é a sua essência. E de que forma pode tomar consciência disso? Através da observação dos pensamentos, quando se permite observar os pensamentos cria uma espaço entre aquilo que são esses pensamentos e aquilo que é o observador dos mesmos. 

De início pode ser um pouco complicado devido à habituação de anos identificado totalmente com esses pensamentos, mas com prática isso vai acontecendo e vai reparando nos espaços entre pensamentos e pouco a pouco vai ficando mais notório e consciente em si.

Os pensamentos não são todos iguais, não tem todos o mesmo valor e autenticidade, aquilo que lhes confere valor é a sua atenção. Há pensamentos que passam rapidamente e você esquece-os, assim como existem outros que são recorrentes e ocupam muito espaço na sua atenção, podendo desse modo condicionar a forma como vê, como sente e experiencia a sua realidade.

A sua atenção e emoção dá vida aos seus pensamentos fazendo com que se tornem reais na sua experiência humana. Aquilo em que se focar torna-se real para si e como você é o criador dos mesmos encontrará evidências que reforçam essas criações.


Quanto melhor estiver consigo mesma, mais em paz com a sua realidade estará. Amando aquilo que é, pelo que é, deixando cair expectativas erradas de controlo sobre a realidade e como esta deveria de ser mais em harmonia com a vida estará, mais em fluxo estará e tudo fica mais simples.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...