terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Aprender a lidar com os pensamentos



Aprender a lidar com os pensamentos é a chave para a tua liberdade e maior desfrute da realidade em que vives. Os pensamentos ocorrem em ti mas eles não te limitam, a não ser que o permitas. E a tua permissão está na tua identificação total com aquilo que pensas. Normalmente os seres humanos tendem a acreditar que são apenas aquilo que pensam, aquilo que surge na sua mente na forma de pensamento.

De que forma os pensamentos ganham relevância na tua realidade, de seguida veremos algumas dessas formas:

A primeira é a identificação, quanto mais identificado com os pensamentos estás mais dependente dos mesmos estás, mais efeito em ti produzem. Essa identificação, essa colagem aos pensamentos leva a que se associe o que pensamos com a personalidade que acreditamos ser. Isto é o mais "normal" acontecer nos seres humanos e quando esses pensamentos são bons tudo corre bem, já quando os pensamentos são maus, são considerados por nós como negativos isso espoleta em nós efeitos que levados ao extremos são perniciosos e indutores de ações terminais. 

A segunda tem a ver com a emoção, ou seja quando associados aos pensamentos as emoções são potenciadoras dos efeitos dos mesmos na nossa realidade. Quanto mais imbuídos de emoção estão os pensamentos mais significativos se tornam, maiores os efeitos produzidos em nós e no modo como se reflectem nos acontecimentos que iremos experienciar. A emoção é uma espécie de amplificador físico dos pensamentos e que se manifesta de múltiplas formas em nós, seja no nosso corpo seja no nosso entorno.

A terceira tem a ver com a frequência, ou seja com o número de vezes que determinados pensamentos ocorrem em nós e serão tanto mais relevantes, terão tanto efeitos quanto maior for a frequência com que ocorrem os pensamentos. Pensamentos recorrentes acabam por te aprisionar aos efeitos desses mesmos pensamentos. Entra-se num loop crescente que limita a perceção do real para ti. E quanto mais pensas em algo mais pensamentos do mesmo género tende a ocorrer. 

A quarta tem a ver com a perceção, a qualidade dos pensamentos que alimentamos condiciona a perceção do que consideramos como sendo a realidade. Os pensamentos limitam a nossa noção do real, se nos falarem de algo que nunca pensamos antes a nossa realidade expande-se, se por outro lado fizermos sempre o mesmo e alimentarmos o mesmo tipo de pensamentos a nossa realidade fica confinada ao que sempre foi.

Então o que podemos fazer para aproveitar ao máximo a utilidade dos pensamentos, sim porque os pensamentos são essenciais à experiência de ser humano, à noção de personalidade que construímos enquanto humanos. Os pensamentos por si só não são um inimigo a abater, eles tem relevância de acordo com o bom ou mau uso dos mesmos que fazemos. 

Começa então a simplesmente observar os pensamentos que surgem na tua mente, toma nota do tipo de pensamentos que mais se manifestam em ti, aquele que mais prendem a tua atenção. Quando mais ciente deles estiveres mais capaz de agir te permites ser sobre os mesmos. 

Ao observar os pensamentos, sem rejeitar ou focar em nenhum em especial, começas a notar no espaço que existe entre os pensamentos, de início pode ser um pouco complicado, mas com prática vai ficando mais simples. Desse modo tomas consciência que és maior que os pensamentos, que não estás limitado por eles e que tens o poder de escolher que poder concedes aos mesmos.

Porque de facto os pensamentos associados às emoções induzidas, são criadores da realidade que experiencias enquanto humano. Mudando o tipo de pensamentos que alimentas através da tua atenção, do teu foco e das emoções que lhes associas, fazendo isso mudas a tua realidade, mudas a tua vida. Começa hoje mesmo a observar e a recuperar o poder imenso que tens em ti para que possas desfrutar ao máximo da vida que mereces. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...