quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Três ideias para fechar o ano



Três ideias para refletir neste momento de final de ano e de balanço, estando bem com o teu passado ficas mais livre para desfrutar do teu presente e assim melhor preparar o que será o futuro. Aqui ficam então essas ideias:

Se aconteceu é perfeito

Perante factos ocorridos podes lamentar que tenham acontecido quando não te agradam, podes procurar fazer de conta que não acontecerem, mas de facto nada o pode alterar, o que aconteceu aconteceu e como tal já não o podes mudar. 

Podes sim mudar a forma como te relacionas com o que aconteceu, porque se aconteceu é perfeito que tenha acontecido, não implicando isso que tenha sido agradável para ti, mas foi com certeza para o teu bem maior. 

Quanto mais lutares, quanto mais procurares rejeitar o que aconteceu, na verdade, apenas estás a reforçar o poder dessa situação sobre ti, estás a deixar que condicione o teu presente, ainda que essa situação já seja parte do passado. 

Não tendo poder para alterar o que aconteceu, tens no entanto pleno poder para escolher que efeitos permites que tenham sobre ti e a tua realidade. Escolhe aprender com o que aconteceu e isso mostrar-te-à o quão forte és. Só sendo colocados perante desafios complicados veremos surgir à superfície aspectos nossos que desconhecíamos ter. Temos muito mais recursos do que aqueles que temos consciência de ter.

Tornar mais simples

O simples ou complicado resulta apenas de uma interpretação tua, na realidade as coisas são como são, neutras por si só, elas não acontecem para provocar um mal ou benefício imediato, estes resultam do julgamento de quem esteja envolvido em tal situação.

A interpretação que fazes não é absoluta por si só, ela varia no tempo e momento em que ocorra, perante uma situação idêntica ocorrida em diferentes momentos poderás ter reações diversas. Aquilo que num momento te parece muito complicado, noutro poderá parecer de simples resolução, a única variável aqui é o teu estado de espírito. A tua disposição e aceitação para lidar com a situação como ela é e não como achas que deveria de ser.

Quanto mais rejeitas uma determinada situação mais complicada te parecerá a resolução da mesma. Se aumentares o teu grau de aceitação da mesma, menos complicada te parecerá e mais perto da sua solução estarás. E aceitação não significa que gostes ou concordes com a situação, mas sim que a reconheces como ela é, com todos os defeitos e falhas que o teu julgamentos vislumbra em tal situação, sejam eles reais ou não.



Simplesmente grato

Qualquer momento é bom para sentir gratidão, para agradecer tudo o que a vida te dá, desde logo a mais importante o facto de estares viva. Quando te embrenhas na corrida desenfreada do dia-a-dia, vais-te esquecendo das coisas mais básicas, mas que são o suporte essencial e vital para que tudo o resto possa acontecer.

Se não estivesses viva nada mais poderias experienciar nesta realidade humana, a possibilidade de respirar o ar que alimenta essa vida, a comida que sacia a tua fome, a água que sacia a tua sede, tudo isso é essencial, mas por vezes esquecemos de ser gratos pela sua existência na nossa realidade, só nos lembramos delas quando deixam de existir.

Sendo gratos pelas "pequenas" coisas que damos por garantidas permite-nos estar preparados para melhor apreciar outras coisas, não só as materiais, mas também e principalmente, as que são imateriais, como a companhia de outras pessoas, o simples sorriso de outra pessoa, mesmo um estranho.

Usa e abusa da palavra obrigado, mas de forma sentida, pois é a emoção que vibra, que é energia vibrando e estarás a atrair mais situações nesse nível de vibração para a tua vida. Se estás sempre insatisfeito, sempre a resmungar com tudo e com todos, adivinha o que mais terás? 


Obrigado por seres como és e por me ajudares a relembrar quem sou, pois em essência somos todos um, plenos e perfeitos.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...