segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Dicas para lidar com a febre do Natal.



A época natalícia é para muitas pessoas uma época de stress, seja no trabalho, seja na azáfama das compras. Numa época que deveria de ser de reflexão, de celebração da vida e de convívio salutar, deriva por vezes numa "guerrilha" pela compra certa, pelo lugar no estacionamento apinhado das superfícies comerciais, pela impaciência frente a filas intermináveis. Mas não tem que ser assim e para isso deixo-lhe algumas dicas para enfrentar esta época com maior serenidade. Pois não se trata de criticar que exista esse consumo, ou que isso não tenha relevância e que importa apenas a partilha de bons momentos com as outras pessoas. Pois isso fica ao critério de cada um e se acontece é perfeito que aconteça, no entanto podemos desfrutar mais desta época, nomeadamente:

Estando atento ao que o rodeia
Permita-se observar todo esse movimento e o que isso lhe faz sentir, de que modo mexe consigo essas filas, seja de trânsito, seja nos estabelecimentos comerciais. Como se sente nessa procura do presente certo para alguém que lhe importa. E quando não encontra esse presente, de que forma o afecta. Permita-se estar atento a essas sensações que se avolumam em si, permita-se desapegar e observar, porque na verdade nada disso belisca aquilo que é a sua essência. Quanto mais atento estiver ao momento presente mais sereno se encontra e mais "capaz" está para enfrentar os incómodos que possa sentir.

Olhe dentro de si e encontre a paz
Mesmo que tudo ao seu redor possa parecer em convulsão, dentro de si a paz reina e nada a disturba. Tal como num furação o seu centro é calmo, assim é você também, o seu centro, o seu core é sereno, é pura paz. E estar em paz não implica que não possa enquanto humano ter momentos de stress, estes apenas tornam mais evidente que nada a pode afectar de verdade em essência. Os momentos de stress existem para que relembre quem é em essência, para que descubra quão forte é. É no contraste dos acontecimentos que pode dar o real valor o quanto já tem e sobretudo ao quanto é.

Uma oportunidade para estar grato
Esta época serve para que possa agradecer o muito que tem e não me refiro apenas aos bens materiais, estes até podem ser escassos, mas o valor da vida que tem, da vida que é, não pode ser colocado em causa. Você está vivo, logo importa para a vida, para o universo, Deus, ou outro nome que lhe seja mais confortável. Ninguém está a mais, se existe, seja essa pessoa quem for, ela é relevante para o perfeito equilíbrio da existência, por muito insignificante julgue ser o seu papel, na realidade ninguém é mais importante do que ninguém. Todos contribuem para o todo. Por isso seja grato pela vida que é, seja grato por tudo o que já viveu até aqui e verá que terá mais motivos para ser grato.

Seja mais empático
A empatia significa colocar-se no lugar do outro, não literalmente, mas sim procurar ver como o outro se está a sentir, o que o leva a agir como está a agir, porque você não sabe o que essa pessoa está a passar, mesmo quando julga saber, só sendo essa pessoa poderia saber, como não o é, não sabe com certeza. Ser empático passa por não levar "a peito" aquilo que os outros dizem, mesmo quando não lhe agrada, porque cada um dá o que tem. O que os outros fazem diz deles, o que você faz diz de si. E é importante relembrar que comportamento gera comportamento, se não deitar achas para a fogueira a probabilidade de se queimar é menor. Ser empático não é o mesmo que ser simpático, pode ser os dois dependendo da situação. Por exemplo se alguém lhe corta o caminho no trânsito você pode ser empático tentando perceber que poderia ir nalguma emergência, ou atrasado para algo importante, mas não tem que ficar agradado com a situação, sendo que ignorar será a melhor resposta. 

Estas são algumas dicas que lhe podem ajudar a desfrutar mais desta época, de tudo aquilo que ela lhe traz sem se colocar em causa, sem disturbar a sua paz e serenidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...