segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Como lidar com os abanões da vida



A nossa essência é perfeita como é, ela é puro amor e as experiências que enquanto humanos vivemos são um reflexo desse amor. Nada é excluído, tudo é parte integrante do todo. Para melhor desfrutares desta tua experiência humana o autoconhecimento é essencial, quanto melhor te conheceres, menos apegado às ocorrências do dia-a-dia ficas e mais livre estás para desfrutar de verdade da vida como ela é, principalmente quando ela é diferente do que achas que deveria de ser.

Aquilo que classificas como problemas resulta de uma interpretação tua daquilo que sai do esperado, daquilo que é diferente do que desejarias que fosse e no entanto o que quer que ocorra na tua realidade é perfeito que ocorra, pois é o que acontece.

Isso não implica que gostes de tudo o que acontece, ou que te resignes só porque acontece. O que isso significa, é que nada do que possa acontecer belisca a tua essência e se acontece é apenas para que relembres quem és de verdade. Por vezes estamos adormecidos na vida, no seio do que nos é conhecido e por isso confortável pela sua familiaridade, pela rotina instalada na nossa vida.

Por vezes a vida necessita de nos abanar para nos tirar desse torpor, dessa dormência. O modo como isso é feito vai variando de acordo com o que é melhor para nós em determinado momento e sim, nem sempre o que é melhor para nós é o que mais desejamos, ou o que nos deixa mais satisfeitos, mas se acontece tem um propósito maior que muita das vezes nos escapa. 

A forma de entender melhor o que nos acontece, principalmente o que não gostamos, é estando de mente aberta e recetivos a aprender em cada momento com tudo o que a vida nos dá. Se as resistências surgem porque é natural que surjam quando as situações são mais dolorosas, a resposta não está em continuar a resistir com mais força ou ignorando à espera que passe, mas sim reconhecer a situação tal como ela é, com todos os efeitos que provocam.

Desse modo o que tivermos de aprender ocorrerá mais depressa e com uma nova consciência poderemos avançar, sem ter de lidar com insistência em determinadas situações só porque escolhemos olhar para o lado como se não estivessem lá. Porque o que tivermos de experienciar iremos experienciar, de uma forma ou de outra.

A vida é simples aquilo que pensamos sobre ela é que é complexo e nessa complexidade poderemos nos emaranhar e complicar, do nosso ponto de vista, aquilo que é simples e que nunca deixa de o ser. E nós somos essa vida, nós somos vida, esta não é algo que acontece de fora para dentro e que por vezes é boa para nós e noutras não.

Seja qual for a área da tua realidade que esteja menos bem neste momento, tu tens a escolha de aprender com ela e de a superar relembrando quão forte és e com recursos que desconhecias possuir, mas que sempre tiveste. E mesmo assim não ficarás a conhecer a totalidade dos mesmos, pois a tua capacidade é infinita.

Do ponto de vista humano tudo tem o seu tempo e por vezes o sofrimento surge, quando isso acontece, se dói, deixa que doa, vive essa dor e ela irá passar, tal como passam as coisas boas que te acontecem, todas as experiências humanas são temporárias, são passageiras. Já a tua essência é intemporal, é imutável e perfeita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...