segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Ser assertivo ou politicamente correto?



Ser assertivo e ser politicamente correto não é a mesma coisa, o ser politicamente correto está muito em voga e passa por se dizer aquilo que achamos que os outros esperam ouvir, procurando ser o mais neutros possível para não levantar contestação por parte de quem ouve e no entanto o que isso origina é falta de autenticidade e não genuinidade com aquilo que somos e sentimos.

Porque ser humano significa haver diferenças e nessas diferenças reside a união, a unicidade do todo. Sendo diferentes não implica que sejamos separados uns dos outros, tal como o seu corpo é constituído de diferentes partes que interagem umas com as outras por forma a um funcionamento pleno do todo. 

Assim são os humanos também, todos são parte integrante de uma mesma essência, de uma mesma vida e acreditar que somos separados e que o que pensamos ou fazemos apenas a nós diz respeito e não afecta os outros, é crer numa ilusão que a realidade cuida de contrariar.

O ser humano tem vindo a evoluir ao longo dos séculos de existência elevando o seu nível de consciência, enquanto nos primórdios eram apenas os instintos básicos de sobrevivência e o estado de alerta era permanente, um estado de prontidão para lutar ou fugir em defesa da sobrevivência e aí os instintos animalescos eram predominantes partindo-se para a violência com muita facilidade pois outros argumentos para se expressarem faltavam.

Isso foi evoluindo ao longo dos tempos e no entanto ainda hoje encontramos muitas pessoas que são ainda primordialmente dominadas pelos instintos mais básicos, pois eles continuam a fazer parte de todos os humanos sem exceção, sendo que fomos evoluindo enquanto espécie e a forma como nos relacionamos acompanhou essa evolução.

Por isso que hoje ainda que haja uma perceção que vivemos num mundo violento, essa perceção é relativa, porque os casos de violência são mais mediatizados, chegam a mais pessoas a informação dos mesmos, mas em proporção vivemos hoje num planeta menos agressivo que em tempos idos até para o aumento exponencial da população. 

Não significa que por isso passe a ser aceitável a violência que ainda existe e em muita quantidade, e a principal forma de violência hoje em dia acaba por ser a psicológica, exercida em quase todas as áreas das nossas vidas, onde se procura tirar vantagem uns sobre os outros na procura de "vencer" na vida. 

Alimentando a ideia de que apenas os mais fortes sobrevivem e singram. E essa violência pode ser mais visivelmente agressiva sendo facilmente identificada, mas de igual modo pouco aceite pela maioria. No entanto o chamado politicamente correto também é uma espécie de violência por omissão, onde se procura evitar contrariar os outros, onde se procura não desagradar e com isso esconder aquilo que de verdade se pensa e sente.

É aqui que está a grande diferença para a assertividade, sendo assertivo podemos expressar as nossas opiniões perante os demais, sem ser agressivos e respeitando as diversas opiniões.

Ser assertivo é ser genuíno respeitando os outros, e as suas opiniões, procurando gerar consensos onde sejam possíveis, mas defendendo o que se sente e pensa, sem abdicar de ter uma voz própria só porque isso vai contra a opinião generalizada.

Por vezes confunde-se ser assertivo com estar certo e não é o caso, pois pode-se ser assertivo estando errado e pode-se estar certo não sendo assertivo. Por isso começa hoje a ser mais assertiva contigo mesma, respeita-te, respeita o que sentes, ainda que seja diferente do que te dizem ser o correto ou crês que pensam os outros ser o correto, porque por vezes fazem-se presunções sobre o que os outros pensam e deixa-se de ser genuíno em face dessas presunções que muitas vezes são erradas.

Sê genuína, segue a tua intuição respeitando as diferenças dos outros e procurando os laços que nos unem, porque de facto somos todos um em essência e o amor é esse laço, é a nossa essência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...