terça-feira, 22 de novembro de 2016

Quatro coisas que podes fazer grátis e que cuidam da tua felicidade



A felicidade é algo que quase todos os humanos perseguem e tem como objetivo e no entanto aquilo que se considera ser essa felicidade varia de pessoa para pessoa, quando falamos de felicidade não falamos todos da mesma coisa, mas uma coisa que é comum a quase todas elas é o facto de se colocar no futuro a realização dessa mesma felicidade, o alcançar da mesma. E no entanto a nossa essência é feliz e podemos cuidar dela tomando consciência do que somos de verdade. Aqui ficam quatro coisas que podes fazer:

Reconhecer aquilo que é

Tomar consciência daquilo que é a realidade em ti e ao teu redor tal como ela se apresenta e não do modo que crês que deveria de ser. Quanto mais procuras forçar que a realidade seja diferente do que é maiores serão as resistências que terás de enfrentar começando por ti mesmo, sendo que essas mesmas resistência induzem frustração, logo sensações que classificas como infelizes alimentando assim a ideia de falta de felicidade. Este reconhecer daquilo que é não implica que te resignes e nada faças porque afinal tudo é como é. A ideia é estar presente de verdade no agora e quanto mais o fizeres mais ciente estás da sua plenitude, da sua simplicidade perfeita, onde tudo acontece como tem de acontecer e fazendo isso entras em fluxo com a vida e os obstáculos que terás de enfrentar serão menores. Este reconhecer não exige nada mais de ti que não seja a tua atenção e presença no agora e isso é grátis.

Caminhar na natureza

Caminhando ao ar-livre permite-te um contacto mais direto com a natureza, mesmo a natureza construída pelo homem sendo que a natural é melhor. Caminhar ao ar-livre é grátis e podes fazê-lo pelo tempo que quiseres ou tiveres disponibilidade. Quando o fizeres faz estando atento plenamente ao que te rodeia, seja numa paisagem urbana, reparando nos edifícios, nas outras pessoas, nos animais. Seja numa paisagem natural reparando na vegetação, nas sua diversidade, nos animais que a habitam. O essencial é a tua atenção, pois é esta que dita a qualidade do tempo que dispensas nessa atividade ao ar-livre. Enquanto o fazes verás que os pensamentos irão surgir dizendo-te no tanto que tens de fazer, em como poderias estar a fazer outra coisa "mais" produtiva, se isso acontecer repara apenas e dirige de novo a tua atenção para o que te rodeia. Caminhando na natureza alimentas a felicidade que há em ti, que é a tua essência, esse alimento resulta da tua atenção à mesma pois ela nunca deixou de estar ai dentro de ti.

Ser atencioso com os demais

Quando tratas as outras pessoas como gostas de ser tratado tudo fica mais simples para ti e reduzes substancialmente o potencial de conflito. Quando tiveres dúvidas no modo como agir com alguém coloca-te a pergunta como gostaria eu de ser tratado nesta situação e faz isso mesmo. Até porque a forma como tratas os outros, aquilo que pensas deles, diz mais de ti do que dessas pessoas. Isso não significa que não possam surgir pessoas que sejam, no teu ponto de vista, desagradáveis, mas esse comportamento diz delas, a forma como respondes, como reajes diz de ti. Cada um dá o que tem. Quando procuras tratar bem os outros estás a cuidar da tua felicidade, porque quanto mais conflitos semeares ao teu redor mais desconectado da tua essência feliz pareces estar. Relembra uma das regras de ouro, comportamento gera comportamento. Se fores simpático com os outros eles tenderão a ser simpáticos contigo, mesmo que estejam mal dispostos se não deitares achas para a fogueira ela não aumenta de volume.

Agradecer com frequência

Obrigado, esta simples palavra é muito poderosa, mais do que a palavra em si é a intenção colocada na mesma. Quanto mais grato fores mais motivos terás para agradecer, porque é nisso que estás focado e como tudo é energia a tua frequência de vibração atrai mais do mesmo. E estar grato começa nas coisas mais simples e que normalmente se dá por adquirido, como o simples facto de se estar vivo, o ar que respiras, sem ele não estarias tendo a possibilidade de ter esta experiência humana. Quanto mais grato estiveres pelo que já tens, em vez de te focar no que não tens, mais cuidas da tua felicidade. Só estando bem com o que tens poderás estar recetivo ao que possa vir de novo, é o teu estado de espírito que determina o que permites que surja na tua realidade. Se estiveres sempre em "guerra" com a tua realidade dizendo mal do que tens e das pessoas que fazem parte da dela, então receberás mais do mesmo, ainda que procures mudar, de lugares e pessoas, porque o que és vai contigo onde quer que vás.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...