sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Como lidar com a dor e acabar o sofrimento



As adversidades, aquilo que normalmente tens como problemas, são parte integrante da vida, são mesmo essenciais à tua realidade. É na superação dessas adversidades, desses desafios que a vida te coloca que te vais conhecendo melhor, que melhor poderás valorizar aquilo que normalmente te passa ao lado, que normalmente dás por adquirido.

A vida não te dá um desafio maior do que a tua capacidade de o suportar e superar.

Sim poderás sentir dor, ela é parte do teu leque de sentimentos, de sensações que podes experienciar e que apenas é possível de fazer nesta dimensão humana. A questão não está na dor em si, aquilo que na verdade mais te condiciona é o sofrimento. E este é opcional, ele depende apenas de ti, porque o sofrimento é a estória que te contas a ti próprio sobre as dores que vais tendo.

O sofrimento será tanto maior quanto a tua dedicação ao mesmo, quanto maior for a atenção que lhe dispensas e como és tu o criador desse sofrimento encarregas-te de encontrar as provas que o sustentam e alimentam, ainda que possa ocorrer de forma inconsciente, é assim que se processa.

A boa notícia é que tal como és o criador do sofrimento, tu possuis a capacidade de lhe dar um fim. E como fazes isso? Deixando de o alimentar, deixando de criar estórias sobre as dores que possam aflorar em ti e em vez disso, quando surgirem dores, porque elas irão surgir, são parte integrante de ser humano, quando elas surgirem permite-te tomar consciência dessa dor.

Como é a dor que sentes? De que forma essa dor se manifesta em ti? Onde se faz mais notar, sentir no teu corpo?

E permite-te ainda dialogar com a dor, quando ela vem não acontece por acaso. Há uma razão, uma motivação que induz o surgimento dessa dor. Ao dialogar com ela saberás o porquê da sua existência, saberás o que ela te quer comunicar, o que ela tem para te ensinar.

Pergunta-lhe diretamente, o que me queres comunicar? O que me queres ensinar? E mostra-te disponível para ouvir, para a sentir e verás como se faz luz, como tudo ficará mais claro e perceptível para ti. 

O que normalmente acontece é precisamente o contrário, tendemos a rejeitar a dor, tendemos a evitar dar-lhe atenção, procuramos maquilhar a dor, seja como medicamentos ou distrações externas que nos alienem do que estamos a sentir, seja a bebida, seja sexo, seja outra qualquer dimensão de interesse pessoal que ocupe a tua atenção.

E no entanto o efeito que isso produz é uma sensação de alívio temporária, pois a dor volta com mais força, com mais intensidade até que aprendas o que tens de aprender, até que tornes ciente em ti aquilo que ela te quer comunicar. 

A dor é uma chamada de atenção da tua essência para que corrijas o caminho, para que relembres quem és e que nada deve de ser excluído, ainda que à primeira vista não seja tão agradável para ti. Porque se acontece é perfeito que aconteça, de nada serve fazer de conta que não existe, que não está lá.

O bom e o mau tem igual valor do ponto de vista da tua essência, nenhuma é melhor que a outra, apenas do ponto de vista humano existe essa valoração. Tudo é experiência, tudo é vida a diferença está no teu julgamento, na tua perceção. Aquilo que resistes ganha poder sobre ti, suga a tua atenção e energia, levando-te para longe do presente. O único momento real, o único momento onde vives plenamente.

Tu escolhes, tu decides onde colocas a tua atenção. Tu podes complicar ou simplificar. Seja qual for a tua escolha tudo está bem, tudo passará e a tua essência permanece inalterada e perfeita assim como é.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...