sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Deixando de resistir tudo fica mais simples




O sofrimento do ser humano resulta da resistência que este exerce sobre aquilo que é, desejando que fosse outra coisa diferente daquilo que é. Quanto mais intensa for essa resistência e não aceitação da realidade, tal como ela se nos apresenta, mais afastados estaremos da essência do que somos, na verdade mais iludidos estaremos sobre o que somos na realidade.

Nada pode mudar a essência do que és, já aquilo que pensas que és está em constante mudança. Tudo muda, tudo evolui, é disso que é feita a realidade humana, esta experiência que estás a viver e que se suporta nos teus sentidos e nos pensamentos que surgem na tua mente.

Quanto mais apegada estiveres ao que pensas, mais susceptível ao sofrimento estás. O sofrimento é uma estória que contas a ti própria sobre algo que percecionas na tua realidade e que te causa desconforto, que te causa dor.

A dor é real, já o sofrimento é opcional.

Quando doer, deixa que doa, observa a dor, permite-a "respirar", porque a dor também é parte de ti. Aquilo que não gostas também é parte de ti, também é vida. Essas sensações são a razão de ser da experiência humana, apenas nestas "roupagens" se podem viver tais sensações, as que são boas e as menos boas.

Só permitindo-te vivenciar a vida por inteiro, te permitirás descobrir o quão perfeita és, sendo como és. Com todos os defeitos e virtudes que tens. Quanto mais resistes ao que não gostas, menos espaço te permites para te conhecer de verdade e desse modo desfrutar da vida plenamente.

Resultando também da tua resistência um resultado contrário ao que de facto desejas, porque aquilo a que resistes persiste, é a tua atenção que lhe concede poder sobre ti, que torna o que não gostas mais intenso, mais presente na tua realidade.

E será assim até que deixes de resistir ao que te desagrada e isso é diferente de passar a gostar. Deixar de resistir significa que permites que essa manifestação ocorra tal como é, que comunique contigo e desse modo aprendas o que te tem para ensinar. Acontecendo isso, tal como surge ela parte e tu ficas mais rica, com maior experiência, com maior bagagem e conhecimento do que és de verdade.

A vida nunca se engana, já a perceção que temos dela pode-nos enganar e levar-nos a alimentar a ilusão de separação, a ilusão de impotência face ao que nos acontece, crendo que somos indefesos perante a imensidão da vida.

No entanto a vida é aquilo que somos, tudo sem exceção é vida e sem nós a vida cessa. Sem ti que lês estas palavras não há vida, pois o ponto de vista que possuis sobre a realidade é único, mais ninguém tem igual e isto é assim para cada ser humano sem exceção.

A resistência que alimentas face à realidade impede-te de aumentar o teu ponto de vista, a tua capacidade de elevar a consciência do todo que és, do todo que te rodeia. Esses diferentes pontos de vista surgem-te através das interações com os outros seres humanos, cada pessoa que surge na tua vida acrescenta-te algo e leva algo de ti, seja qual for a duração dessa interação, isto acontece sempre.

Nada acontece por acaso, ninguém surge por acaso na tua vida, se surge, ainda que brevemente, traz algo para ti e levará algo teu. Estamos sempre a aprender, porque nós vemos a realidade e os outros de acordo, com o que somos, com o que existe dentro de nós e não de acordo com o que eles são.

Todos nós somos um reflexo da realidade interna dos que fazem parte da nossa realidade do ponto de vista dessa pessoas. Assim como elas também são um reflexo da tua realidade interna. Se quiseres numa imagem mais simples, são como atores representando papeis no teu filme.

Deixando de resistir tudo se simplifica para ti, porque simples já é a vida e tu és vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...