segunda-feira, 20 de junho de 2016

As expectativas complicam a tua realidade



Aquilo que és é sempre suficiente o bastante para viveres em pleno esta experiência humana, as tuas maiores dificuldades emergem da tua não aceitação daquilo que estás a viver por comparação às expectativas que criaste sobre o que deverias de ser ou ter.

Como tenho reforçado nestes posts e é bom relembrar, a tua essência é perfeita tal como é e nada pode beliscar isso, seja de que forma seja. 

O que isto te dá é a liberdade para viveres em pleno o que estás a viver, procurando o melhor para ti e os que te rodeiam e isso também se pode encontrar no momentos e situações difíceis que possas estar a passar. Sim de verdade pode ser difícil de lidar com tais situações, momentos em que podes sentir desespero pela aparente falta de soluções e no entanto quanto mais resistes, mais força concedes a tais situações sobre ti.

Quanto maiores forem as expectativas que crias em torno da tua situação e do teu papel nela, mais complicas a tua realidade. Ligas e incrementas o complicómetro na tua experiência, apenas tu o podes fazer. A vida é simples, sendo como é, apenas nós a podemos complicar e as expectativas são isso mesmo complicativas.

Porque as expectativas limitam a tua realidade, criam um caminho estreito para ti, negligenciando todas as outras opções possíveis que existem para ti e que são igualmente indicadas para ti, ou ainda melhores. Existem possibilidades infinitas no universo passíveis de serem vividas e aquilo que for o melhor para ti será aquilo que irás viver.

Quando isso coincide com as expectativas que criaste, chamas a isso felicidade, quando não coincidem crês ser infeliz e rejeitas o que a vida te dá, o que a vida te presenteia só porque não é o que tinhas imaginado.

A forma de desligares o complicómetro é deixando cair as expectativas, porque estas são apenas estórias que pululam na tua mente e que desviam a tua atenção daquilo que é real para ti e que acontece, sempre e apenas no momento presente, agora.

Deixando de resistir à realidade, entrando em aceitação com essa realidade verás as soluções que antes pareciam impossíveis começarem a desabrochar perante os teus olhos e a luzinha ao fundo do túnel faz-se notar. 

Isto não significa resignar e cruzar os braços, esperando que as soluções surjam, mas sim, significa continuar a agir de acordo com o que te é possível e aberto às possibilidades que a vida te coloca. Não rejeitando nada à partida, mesmo que não te agrade de imediato, mas dando-te a oportunidade de perceber o que te pode ensinar, saber o que pede de ti.

Quanto maiores forem as tuas expectativas face ao que vês os outros fazerem ou terem, maiores serão as frustrações que terás de lidar. Porque cada um tem o seu caminho a trilhar e aquilo que te parece ser algo muito bom do teu ponto de vista, se o tivesses que viver desde o ponto de vista dessa pessoa não seria assim tão bom.

Todas as experiências humanas são feitas de contrastes, é na dualidade que se diferencia e se pode valorizar aquilo que vivemos. E todos sem exceções terão dificuldades gradativas para superar e isso ocorre em diferentes níveis. Se para uns pode passar pela escassez financeira, outros é mais problemas de saúde, outros passa por relacionamentos destrutivos, etc, etc, etc.

Só podes viver a tua vida e mais nenhuma e apenas tu podes viver a tua vida, os outros podem ter muitas opiniões sobre o que deverias de fazer, sobre o que é o melhor para ti, mas és tu quem tem que viver a tua vida. 

Por isso faz isso, vive a tua vida em pleno, enfrentando de frente cada desafio, cada situação dando o teu melhor com desapego, pois tudo é temporário e emprestado nesta experiência humana, nada te pertence e no entanto tudo é parte de ti, da tua essência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...