segunda-feira, 13 de junho de 2016

A prisão das opiniões




Permite-te a liberdade de viver a vida tal como ela é, assim de simples. Apenas tu podes complicar a tua vida e fazes isso através das estórias que te contas sobre o que aconteceu na tua realidade ou deixou de acontecer como desejarias que acontecesse. 

Uma forma de simplificar a tua realidade é começando a tomar atenção à diferença entre os factos e aquilo que é a tua opinião. Por vezes tomas como facto algo que não passa de uma opinião tua. E depois cobras dos outros não se comportarem como achas que deveriam a algo que resulta de uma opinião tua e não algo que seja factual.

Quando refiro facto, refiro-me àquilo que é, tal como é.

Isto tem uma boa e uma má noticia, a boa é que apenas o factual conta, apenas aquilo que é, é real, tudo o resto é uma ilusão. A má é que o ser humano não consegue percecionar o factual, pois a sua visão é sempre limitada, derivando isso que tudo resulta de uma perceção tua, de uma opinião tua e não daquilo que é, tal como é.

Mesmo aquilo que é consensual para os humanos não deixa de ser uma opinião, uma visão limitada da realidade e não a realidade tal como ela é. No entanto é perfeito que assim seja, é natural desta experiência humana. 

Então para que serve tudo isso? Se não podemos ver aquilo que é como é, o que podemos fazer então?

Podemos sempre escolher aquilo que desejamos em cada momento, podemos escolher se queremos ser felizes ou ter razão. Pois quando se tem consciência de que tudo resulta da perceção de cada um, de nada serve entrar em conflitos na defesa de algo que é ilusório e passageiro. Tudo é temporário nesta experiência humana, logo desfruta ao máximo cada momento, sem rejeitar nada, tendo consciência plena do que acontece em cada momento.

E isso inclui tudo o que acontece, pois aquilo que rejeitas ganha poder sobre ti. Aquilo que rejeitas condiciona a tua relação com a realidade, condiciona a tua atenção, aquilo a que dispensas a tua atenção. É a tua atenção que dita a tua perceção do que ocorre na tua vida, aquilo em que te focas torna-se real para ti.

As tuas opiniões, tal como as dos outros, são isso mesmo opiniões e tem a relevância que lhes atribuis. Quanto mais apegado às tuas ideias estás, mais prisioneiro das mesmas estás e isso aumenta exponencialmente a possibilidade de sofrimento. 

O sofrimento é uma estória que crias em torno de determinadas situações baseadas nas tuas opiniões e não no que é de facto. No entanto como estás totalmente apegado às opiniões crês que são factos e isso só te pode limitar ainda mais, numa espécie de bola de neve. 

Liberta-te observando os teus pensamentos, repara como surgem e como de igual modo partem. Tu és essa presença constante que os observa. E é possível praticar a tua atenção de modo a desapegar, a descolar dos pensamentos que surgem na tua mente. Aquilo que é factual é que os pensamentos surgem, já o seu conteúdo e a importância que tem, resulta de uma opinião tua.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...