sexta-feira, 13 de maio de 2016

Como complicas a tua vida




A vida é simples por natureza, ela é como é e tudo se desenrola como tem de acontecer e no momento certo para acontecer. Mas a maioria dos humanos não tem essa perceção da vida, normalmente esta é vista como difícil, como uma guerra para obter os melhores resultados e em competição com os demais humanos.

Esta é uma das ideias que complica a aquilo que consideras ser a tua vida, a ideia de separação. A ideia de que existes separado da vida, que existe um tu e os outros e que deves batalhar para garantir a tua sobrevivência, onde apenas os melhores vencem e os derrotados são uns falhados.

Tendo esta crença de facto a vida fica complicada, porque se acreditas que tens de lutar contra os demais para sobreviver, verás nos outros os teus inimigos que te querem colocar para baixo, que querem ficar com os recursos que são escassos e apenas acessíveis aos melhores.

Acreditando nessa ideia de separação, acreditas que a vida é algo externo a ti, que te acontece e umas vezes é boa para ti e outras é má para ti, sendo que normalmente é assim por culpa dos outros, sejam mais próximos de ti ou mais afastados. Esta ideia de separação não é "culpa" tua, não é uma criação tua, mas sim da consciência colectiva que a vai perpetuando ao longo dos tempos.

Mas tu tens a opção de escolher ver de modo diferente, tu podes mudar a tua relação com a vida e desse modo, mudar a tua vida. Por que a vida não é algo que te acontece, mas sim aquilo que tu és e em essência, tu sabes isso. Não é algo que tenhas que aprender, mas sim algo que te é inato e na medida em que lhe dediques a tua atenção tornarás isso ciente em ti.

Tu podes escolher simplificar, porque apenas tu podes complicar a tua vida, ou melhor dito a tua relação com a vida.

A vida é como é, seja qual for a tua perceção dela, nada a altera, a única variável é a forma como interpretas o que acontece e como decides agir perante o que acontece, seja por ação ou inação. E aqui não se trata de uma questão de culpa, ninguém é culpado pelas complicações da vida, sejam as individuais, sejam as colectivas. Faz parte deste jogo do ego, deste jogo de ser humano. 

É pela superação destas complicações que vais relembrando quem és de verdade e que a essência se torna ciente de si mesma. Logo a ideia de despertar é que deixes de sofrer demais por algo que é como é, porque sabes que nada do que possa acontecer belisca o que quer que seja a tua essência. 

Sabendo isso ficas livre para desfrutar em pleno a tua experiência humana, seja aquilo que consideras bom, bem como o mau. Procurando dar o teu melhor em cada momento, procurando deixar de complicar. O desapego é um modo de deixar de complicar, deixando de te agarrar aos resultados tudo fica mais simples para ti, porque as expectativas que crias sobre como deveriam de ser as coisas, as pessoas, enfim a tua vida é um potenciador do complicómetro humano.

Ao desapego se acrescentares a aceitação começas a desligar o complicómetro. 

E aceitação significa ver as coisas como elas são, sejam elas percecionadas por ti como boas ou más, reconhece-as como se apresentam para ti. Aceitar não implica resignação, mas sim reconhecimento daquilo que é e depois de o fazeres irás tomas as decisões que enquanto humano podes tomar, a isso se chama livre arbítrio. 

O simples é perfeito e tu podes escolher o simples em cada momento e esse momento é agora, o único que de verdade existe. Faz isso. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...