sexta-feira, 22 de abril de 2016

Melhorar a relação contigo própria




Esta experiência humana é feita de contrastes, de altos e baixos, no entanto depende apenas de ti a relação que estabeleces com a vida, pois a vida não é algo que te acontece, mas sim aquilo que tu és. Crês que a vida é algo externo a ti e que pouco ou nada podes fazer sobre ela, e é assim enquanto acreditares que existe uma separação entre aquilo que és e a vida que acreditas viver.

Tu és vida em plenitude e tomas consciência disso mesmo indo dentro de ti e mudando a relação que estabeleces com a vida, a relação que estabeleces contigo própria. E de que forma podes mudar essa relação contigo mesma, aqui ficam algumas dicas:

Toma atenção ao diálogo interno

Estás tão habituada a essa tagarelice interior que acreditas ser essas estórias que vais contando sobre ti. Todas essas ideias de que não és suficiente, de que não és capaz, de que não és bonita o suficiente, de que devias de ser mais alta ou baixa, mais magra, etc. Tudo isso são meras estórias que contas a ti mesma sobre a tua perceção de quem és. 

É hora de tomares consciência desse diálogo, observa esse diálogo e deixa de estar totalmente condicionada por ele. Essas ideias só tem o poder que lhes concederes através da tua atenção às mesmas. De igual modo poderás substituir essas ideias por outras onde acreditas que és capaz, que és suficiente, que és perfeita tal como és. E poderás fazer isso até que deixes de necessitar de estória alguma e te reconheças tal como és em essência, na verdade a essência do que és não tem definição, não conhece limitação, ela é como é.

Cuida de ti com amor

Só cuidando de ti poderás estar preparada para ajudar os outros dando o teu melhor, pois só podes dar aquilo que tens para dar. Se te colocares em segundo plano mais cedo ou mais tarde verás as consequências disso mesmo e a tua realidade irá espelhar esse teu esquecimento de ti, por exemplo poderás ter pessoas na tua vida que te tentam diminuir, que te tentam colocar em segundo plano, não sendo elas senão apenas um reflexo do que te fazes a ti mesma, ainda que inconscientemente. 

Amando aquilo que és, tal como és, verás como tudo se começa a simplificar para ti, Entras em fluxo com a vida que és e verás que ela te mostra o rumo a seguir e o quão preparada estás para superar qualquer desafio que a vida te dê.

Amar-te começa, por aceitar tudo aquilo que és, o que consideras como bom, mas também o que consideras como mau e que procuras rejeitar, que procuras fazer de conta que não existe, empurrando para o fundo do baú. Aceitando a totalidade do que és leva a que termines essa guerra interna sem fim e sem resultado possível, porque não podes deixar de ser quem és, não podes mudar quem és em essência, apenas podes mudar a ideia que tens de ti e a relação que te permites ter.

Deixa de te comparar com os outros

A comparação serve apenas para alimentar essa ideia de separação, quanto mais te comparas com os outros mais afastada deles estás e por vezes mais ressentida contigo ficas, porque cada ser humano é único e irrepetível e é perfeito que assim seja, pois cada um é o reflexo de diferente aspectos da essência.

Quando te comparas irás encontrar sempre quem tenha mais do que tu, quem te parece melhor ou mais bonito que tu e daí nada de positivo resulta para ti, a não ser aumentar os teus níveis de frustração. De igual modo encontrarás quem esteja pior do que tu, quem te pareça mais feio ou que tenha menos do que tu e isso não deve de servir de consolo para ti.

A vida não se trata de uma competição onde possas rejeitar os que consideras como menos do que tu e procures vencer ou igualara aqueles que consideras como melhores que tu. Todos sem exceção tem valor, todos pelo simples facto de existir são importantes. Respeitando o espaço de cada um, respeitando a diferença e sendo gratos por tudo o que somos, tomamos consciência que o que nos une é muito mais forte do que aquilo que aparenta nos separar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...