terça-feira, 12 de abril de 2016

Dicas para te preocupares menos



Preocupações todo o ser humano tem, faz parte daquilo que é ser pensante e quanto mais identificado com os pensamentos que ocorrem na mente estiver, mais o nível de preocupação aumenta, mas não tem de ser assim, deixo de seguida algumas dicas para começar a preocupar-se menos.

Deixar de se preocupar tanto com o que os outros pensam
Aquilo que os outros pensam sobre si na verdade não tem nenhuma importância para lá daquela que você lhe atribui, porque aquilo que acha que os outros pensam sobre si é uma estória que você conta a si próprio, pois não consegue perceber quais são os pensamentos dos outros, a não ser que eles os verbalizem. Logo deixe-se de preocupar como aquilo que você pensa que os outros pensam sobre si e verá como fica mais leve e livre para dedicar a sua atenção ao que você pensa.

Deixar de tentar mudar as outras pessoas
Isto acontece principalmente com as pessoas que lida mais tempo, sejam colegas de trabalho,sejam amigos próximos, sejam familiares. Quanto mais achar que deve procurar mudar os comportamentos das outras pessoas, as suas personalidades, na verdade apenas está a aumentar o seu nível de preocupação e a não conseguir alcançar os seus objetivos, Porque as pessoas só mudam se quiserem mudar, se acharem por elas próprias que o devem fazer e não por ação sua. A melhor forma de conseguir mudar as outras pessoas é através do seu exemplo, sendo um exemplo que elas queiram seguir. A única pessoa que pode de verdade mudar é você próprio e quando você muda, tudo muda ao seu redor, significando isso que essas pessoas acabam por mudar também, seja através dos seus comportamentos, seja saindo da sua vida.

Deixar de estar focado no passado
Quanto mais agarrado ao passado estiver, maior o seu nível de preocupação, pois não pode alterar aquilo que já aconteceu, mas sim pode escolher agora que poder concede ao que lhe aconteceu nesse passado e de que forma permite que condicione o seu presente e desse modo também o seu futuro. O passado é útil enquanto fonte de aprendizagem, logo a ideia não é negar o que quer que tenha ocorrido, seja de bom ou mau, mas sim aceitando esse passado como parte de si, como algo que o trouxe à sua situação atual, mas escolhendo viver a vida como ela é agora.

Deixar de fazer aquilo que não gosta
Fazer aquilo que não gostamos é uma fonte de preocupações e quanto mais tempo passamos nesse tipo de tarefas, maior o desgaste que sofremos e mais desligados daquilo que somos em essência, aparentamos estar.  Este deixar de fazer o que não se gosta passa sobretudo pela nossa atitude perante o que não se gosta, porque na verdade há tarefas que são indispensáveis serem feitas, mesmo quando não gostamos delas, e estas tarefas que temos mesmo de fazer, começam a reduzir o seu impacto em nós na medida em que mudamos a nossa atitude perante as mesmas, e faz-se isso focando nos aspetos mais positivos de tais tarefas.

Deixar de lado as lamentações e sendo mais grato
Quanto mais se lamenta mais motivos terá para se lamentar, porque é nisso que está focada a sua atitude, está focado naquilo que lhe desagrada na sua realidade, desde as pequenas coisas até às maiores, sendo exemplo o estado do tempo, ou a intensidade de tráfego,entre outras situações, onde a sua lamentação nada pode fazer para alterar essas situações. A solução passa por se focar naquilo pelo qual está grato e quanto mais fizer esse exercício, mais motivos para estar grato a vida lhe dará. A gratidão pode, e deve, de ser exercitada, desde logo o simples facto de estar vivo, de respirar o ar que o insufla de vida. Coisas simples que damos por garantida até que estejam em perigo de serem perdidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...