sábado, 12 de março de 2016

O ideal de felicidade



O comum dos mortais deseja ser feliz e procura encontrar aquilo que o faz feliz, mas é precisamente esse ideal de felicidade que cria que o leva a afastar mais da felicidade. Isto ocorre porque o ser humano crê que a felicidade é algo externo, algo que terá de encontrar e até mercer para a poder desfrutar.

A questão está nesse ideal de felicidade, o que é a felicidade de verdade para ti? De que modo consideras que és feliz? O que acreditas que tem de acontecer para que te vejas como sendo feliz?

Estas são algumas das questões que te podes colocar e que te podem ajudar a tomar consciência do que é a felicidade para ti, pois quando se fala de felicidade, não estamos todos a falar da mesma coisa, cada ser humano tem um ideal de felicidade, que pode ser influenciado por questões culturais, desde logo o lugar onde nasce, a cultura e educação na qual é criado e isso pode ir variando ao longo dos tempos.

No entanto aquilo que verdadeiramente é invariável é a tua essência. Ela sendo perfeita como é, já é feliz, já é plena, nada lhe falta, nada a condiciona e é essa mesma natureza que te permite desfrutar em pleno daquilo que é a vida humana, uma experiência limitada de perceção daquilo que é a tua essência.

Logo todos os teus problemas, todos os dogmas do quão terás de sofrer para poder algum dia, quem sabe ser feliz, ou poder desfrutar de momentos de felicidade que crês sejam raros. Tudo isso é aceite pela tua essência, porque para ela nada disso representa mais que uma mera perceção limitada que ocorre tal como outra qualquer perceção.

A essência nada julga, tudo aceita, tudo envolve. Mesmo os maiores dramas que possas crer que tenhas vivido ou estejas a viver, a essência sabe que nada te belisca e que podes superar qualquer desafio que te seja colocado viver, pois se acontece já foi aceite por ela.

Desafio algum é demasiado elevado para ti quando te aceitas como és, quando confias que tudo está bem de verdade, mesmo quando a tua perceção te diz o contrário e isso não significa que te resignes, mas sim que te permites viver ao máximo o que a vida te traz e sentes o que tens de sentir, pois tudo isso é experiência, tudo isso é vida, tudo isso és tu.

O ideal de felicidade é uma estória de expectativas que crias que tem como resultado mais certo a frustração, quanto mais expectativas tens, mais facilmente serão defraudadas porque não podes controlar a realidade, mas apenas a tua perceção dessa realidade. 

Quanto mais tentas controlar a realidade maiores serão os confrontos com essa mesma realidade, maior será o rol daquilo que tens como problemas, porque tu não possuis a visão do todo, a tua visão é parcial e enviesada. A vida dá-te sempre o que necessitas em cada momento e por vezes o mais simples nem sempre é o caminho mais direto.

A vida, a essência só te pede que tenhas confiança em ti, confiança na vida que és e que te ames tal como és, que te permitas partilhar esse amor onde quer que vás. Fazendo isso verás que ideal algum que pudesses ter tido se assemelhará ao que já és de verdade, agora, neste momento e não num momento qualquer num futuro idealizado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...