terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Deixando de resistir tudo se soluciona



Desperdiçamos a nossa energia tentando forçar a realidade para que seja de acordo com aquilo que cremos ser o melhor para nós. E por si só não tem mal nenhum que exista essa tentativa de controlo, visto que é o que acontece, de outro modo não aconteceria. 

No entanto nessa tentativa de controlar aquilo que não podemos controlar deixamos de captar os sinais que a vida nos dá e que servem para nos orientar ao melhor de nós em cada momento e em cada situação. 

Quanto mais focados naquilo que desejamos que aconteça menos disponíveis estamos para desfrutar da vida tal como ela é, tal como nós somos.

Isso é natural da experiência humana, é na superação dessas tentativas e erros que vamos cometendo, que vamos relembrando quem somos de verdade em essência. São os contrastes que mais apelam aos nossos sentidos, às nossas sensações, que mais nos fazem relevar o que é verdadeiramente importante na nossa vida humana.

Os desafios são uma constante do dia-a-dia e é a nossa atitude perante esses desafios que nos aprisionam ou libertam face a eles. Quando cremos que são demasiado difíceis para nós, de facto é isso que iremos experienciar, se por outro lado cremos que temos capacidade para superar qualquer desafio que a vida nos coloca e que esta nos dará os meios para o fazer, é isso que de facto acontece.

Tu escolhes a cada momento que relação te permites ter com a vida, que relação te permites ter contigo mesmo. Porque tudo acontece primeiro dentro de ti e depois projeta-se na tua realidade. O que quer que aconteça já foi aceite pela tua essência. Logo de ti, ser humano, só se pede que o aceites também e ajas em conformidade.

Isso não significa que concordes com tudo o que acontece, significa apenas que não rejeitas nada à partida, que te permites um espaço de observação, de comunicação com o que acontece e procuras em ti que aspectos teus o refletem e o que podes aprender com isso. 

Desse modo elevas o teu nível de consciência e descobres que nada do que acontece é contra ti, mesmo quando aparenta ser contra ti e que em essência nada te belisca, nada te transforma.

Deixas de tentar impor sobre os outros os teus pontos de vista, deixas de tentar que mudem para se comportarem como achas que se devem de comportar. E focas-te em ser um exemplo de respeito pela tua essência e através dos teus atos poderás ser um exemplo que os outros que te rodeiam possam seguir, se assim acharem que é o melhor para eles.

A única pessoa que podes enganar és tu mesmo, quando deixas de ser honesto com o que sentes, quando procuras demonstrar ser algo que não és. E será assim até que fiques ciente que de nada serve essa desonestidade, que ganho algum dai advirá. Quando decides ser honesto contigo, reparas que as mudanças acontecem, o que parecia irresolúvel encontra solução e tudo naturalmente encontra o seu lugar.

Deixando de resistir àquilo que é, entras em fluxo com a vida, com a tua essência. Isso é uma escolha de amor, é um ato de amor-próprio e de amor ao próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...