segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Ouvir de verdade a vida



Para um momento e permite-te ouvir a vida, esta fala contigo constantemente e quando encetas um diálogo honesto e permanente com ela, aquilo que estás a fazer é dialogar com a tua essência, a dialogar contigo mesmo sem barreiras, sem limites.

A vida cuida de ti, ela não permite que nada de errado ocorra contigo e chamo aqui a atenção que nada de errado não significa que não tenhas que sofrer, do teu ponto de vista, em alguns momentos da tua vida. O sofrimento resulta da tua interpretação, é uma estória que contas a ti mesmo sobre a tua realidade quando esta é diferente daquilo que julgas que deveria de ser.

Este sofrimento pode resultar de dores físicas que amplias através das estórias que crias sobre elas, criando cenários que vão muito para além da própria dor, esta é uma sinal do corpo de que algo necessita da tua atenção e tu em vez de lhe dedicares a tua atenção resolves criar um sem número de cenários que te afastam desses sinais criando um sofrimento desnecessário. Em vez disso permite-te ouvir o que essa dor te quer dizer e age em conformidade.

O sofrimento pode resultar ainda de dores mentais, ou seja, quando estás desconectado na tua essência e a vida te chama para que voltes a tua atenção para o que é essencial e que acontece sempre no agora e está sempre disponível para ti. 

E no entanto tu estás distraído criando estórias sobre como achas que a vida deveria de ser, como as pessoas ao teu redor deveriam se comportar e como és vítima das circunstâncias e quanto mais fazes isso, mais crês que sofres, mais dores mentais sofres. 

A boa notícia é que nada do que ocorra de verdade belisca a tua essência, nada do que ocorra na tua vida está para além daquilo que és capaz de suportar, daquilo que és capaz de lidar, pois possuis em ti todos os recursos para lidar com o quer que a vida te traga e é assim porque é o que acontece, de outro modo não aconteceria. 

O que acontece na tua vida já foi aceite pela tua essência, é o modo de esta cuidar de ti e se tornar consciente de si mesma através de um ponto de vista limitado que é o ponto de vista do ser humano, este não possui a visão do todo, não possui o conhecimento pleno para compreender como tudo é perfeito assim como é e acontece no momento certo para acontecer porque tudo é Um.

Enquanto humanos tudo se simplifica quando começamos a ouvir a vida, quando começamos a ouvir a nossa essência que está sempre disponível para nós. 

Ouvindo a vida em vez de nos limitarmos ao diálogo interno, que é uma voz limitada que constantemente julga tudo e todos e que nos mostra como sendo separados de todos, como tendo de batalhar para ser alguém e que nos leva a comportar de forma que seja de acordo com o que é suposto ser. Onde a desconfiança reina porque nada é grátis, tem de haver sempre algo a dar em troca, pois é assim que funciona este jogo do ego, numa busca constante sem nunca encontrar aquilo que se busca.

E não se encontra aquilo que se busca, porque na realidade não nos falta nada, em essência somos perfeitos assim como somos. Para descobrir isso basta começar a ouvir ativamente a vida, ouvir quem somos em essência, pois a vida não é algo que nos ocorre, mas sim aquilo que somos aqui e agora.

Permite-te escutar ativamente a vida, recebe o seu amor e desfruta de cada momento pelo que ele é.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...