sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Como saborear cada momento


Cada ocorrência na realidade humana comporta em si mesma aspetos positivos e negativos, e será aqueles que tiverem a nossa atenção que ganharão preponderância sobre nós. Aquilo em que nos focamos torna-se real para nós, pois é a nossa atenção que lhes concede essa faculdade. Tudo se passa primeiro dentro de nós e depois torna-se projetada na realidade externa.

Aquelas que são as nossas crenças determinam o guião do que acontece e como isso tem origem em nós, encontraremos as provas que o sustentem e justifiquem. Sendo assim um espécie de profecia auto-realizada.

No entanto as crenças são histórias originadas na nossa mente e apenas a nossa atenção lhes concede realidade, quando nos tornamos cientes que são histórias ocorrendo na nossa mente e que não são mais reais que qualquer outra história, descobrimos que o poder que elas tem sobre nós depende apenas de nós.

Com essa consciência tornamos-nos mais livres para desfrutar da realidade como ela é, com desapego e entramos em fluxo com a vida que somos, que não está condicionada ou limitada a não ser pelos limites por nós criados. 

É o desapego que nos liberta do sofrimento, pois quanto mais apegados estamos ao que quer que seja, mais limitados por isso estamos, criando uma ilusão de limitação artificial que não encontra lugar na essência do que somos de verdade.

O que somos em essência em nada é beliscado por qualquer criação nossa do ponto de vista humano, pelo contrário a essência usa cada uma dessas perspectivas humanas para se tornar ciente de si mesma. 

A boa notícia para o ser humano que somos nesta dimensão, é que não necessitamos de crer em nada do atrás referido para desfrutar da realidade humana em que estamos inseridos. E fazemos isso aceitando a realidade como ela é, com todas as limitações por nós percecionadas e amando quem somos, tal como somos.

É através dos contrastes que ganhamos uma perspetiva da qualidade da nossa experiência humana. Esta dualidade apimenta os momentos que julgámos como bons, porque existem os momentos menos bons como contraste. 

Se todos os momentos fossem iguais a oportunidade de experienciar o leque alargado de emoções humanas, seria perdido.

E nenhuma emoção é mais importante ou melhor que a outra, apenas o nosso julgamento as considera uma coisa ou outra, mas todas elas são parte daquilo que somos em essência, é parte da vida que somos.

A vida é perfeita e simples tal como é. Independentemente do que penses sobre a vida, ela continua sendo plena e perfeita. E tu és essa vida, tu és vida. Permite-te saborear cada momento, não desperdices nenhum, todos são preciosos.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...