sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A beleza essencial



A ditadura da beleza física, recai sobretudo nas mulheres, e desvia a atenção da verdadeira beleza que possui e que muitas vezes passa despercebida. A verdadeira beleza é interior, esta é intemporal, não se desgasta e não está sujeita a modas. 

Isto não significa que a beleza física não seja também importante, mas não é tudo, ela é apenas uma ínfima parte da tua real beleza. A beleza física, de acordo com os ditames da contemporaneidade está mais orientada para as pessoas mais jovens, pois é nessas idades que o vigor físico se faz notar. 

Dai a relevância do saber amadurecer, pois o corpo vai perdendo a sua tonificação e vigor físico à medida que os anos se vão acumulando e por muito que se esteja bem vestido contra as leis da natureza nada se pode fazer. 

Ainda que muitos o tentem, sujeitando-se a operações estéticas com a finalidade de artificialmente criar a aparência de juventude. Qual tortura auto-infligida. A natureza continua fazendo o seu trabalho, continua sendo como é. 

Devemos  cuidar de nós como um todo, tendo cuidado com a  alimentação, sem entrar em fundamentalismos e ideias de superioridade de uma dieta alimentar sobre as outras, cada uma desde que equilibrada tem as suas qualidades e defeitos, tal como tudo o resto na realidade humana.

A prática de exercício físico é também relevante para o bem estar e uma boa saúde. E não tem de ser nada de muito exigente, uma simples caminhada praticada com regularidade já se faz notar em termos dos benefícios que traz.

E muito importante, mas muito ignorado também, ainda que comece a se alterar, é a sua "dieta mental", cuidar do diálogo interno que constantemente acontece na sua mente, sem freio e que tão significante é na qualidade de vida que tem. 

Ter hábitos de higiene mental é fulcral para conservar a sua beleza, em todas as suas dimensões, e esses hábitos tem de ser constantes, tal como cuida da sua higiene física todos os dias, também a mental o deve ser. Tomar atenção aos pensamentos que alimenta com a sua atenção, o quão apegado está a essas ideias que pululam na sua mente. 

Deixar de querer que a vida seja como julga que ela deve de ser e aceitar aquilo que ela é em cada momento confiando que a vida cuida de si, se assim o permitir. Este aceitar não significa resignação e nada fazer porque as coisas são como são, isso é apenas uma desculpa para se desresponsabilizar da sua vida, pela qual você é o único responsável.

Ser responsável quer dizer que é capaz de responder, capaz de agir em cada momento, sendo honesto consigo próprio, sem procurar encontrar bodes expiatórios quando as coisas são diferentes do que gostaria. Porque o ser diferente, e sendo-o é julgado como mau por si, não implica que não seja na realidade o melhor que lhe poderia acontecer naquele momento, pois não tem consciência onde essa situação o irá levar a seguir, não tem a imagem global da sua existência.

A sua beleza essencial é invisível ao escrutínio dos outros, ela não pode ser admirada apenas de relance, por isso você é a pessoa mais sortuda pois tem acesso a contemplar tal beleza em pleno, enquanto os outros apenas vão vendo pedaços da mesma, uns ficam-se pela beleza física, outros conseguem amar traços da sua personalidade.

No entanto a sua beleza essencial continua sendo perfeita como é, intemporal, ela não conhece idade, não conhece desgaste. Conheça-se melhor, cuide de si e o belo da vida nunca ficará longe da sua contemplação.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...