sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Penso, logo...observo



Descartes dizia "penso, logo existo", também é isso, mas não se limita nisso. Ou seja, não somos apenas aquilo que pensamos que somos, os pensamentos ocorrem em nós, mas não nos definem, a não ser que acreditemos que somos apenas aquilo que pensamos. 

É justamente aqui que reside a origem da maioria daquilo que temos como problemas. Quando cremos ser aquilo que pensamos estamos no caminho certo para o sofrimento. Pois os pensamentos não são controlados por nós, eles surgem, mas não os controlamos. 

Aquilo que controlamos é a atenção que lhes dispensamos e essa atenção será tanto maior, quanto maior for a identificação com esses pensamentos, quanto maior for o apego aos pensamentos que se manifestam.

Esses pensamentos encadeados resultam nas estórias que pululam na nossa mente e se deixados correr livremente com total apego da nossa parte, levam-nos para longe do momento presente, o único momento que existe, em que existimos. O passado e o futuro existem apenas na forma de pensamentos que surgem na nossa mente no presente.

O que podemos fazer então?

A questão não se coloca sobre se é bom ou mau pensar. Os pensamentos por si só não são bons ou maus, é o uso que lhes damos, a atenção que lhes concedemos que determina o controlo que tem sobre nós e a forma como percecionamos a realidade.

A solução não está em parar de pensar, principalmente em tentar afastar os pensamentos negativos, pois isso apenas lhes dá mais poder sobre nós. Aquilo a que resistimos persiste alimentando-se da mesma atenção que tanto os quer evitar. Nem está, a solução, em forçar-mo-nos a pensar positivo, procurando fazê-lo a todo custo.

A verdadeira solução está em observar os pensamentos, estar cientes de que eles ocorrem em nós e não como nós. Somos o espaço onde eles se manifestam e assim sendo somos muito mais vastos que os mesmos. 

Observar os pensamentos requer para a maioria dos seres humanos treino, prática constante. Uns poderão levar menos tempo que outros, mas não se trata de uma corrida. Todos sem exceção o podem fazer e possuem os recursos para o fazer e assim o farão quando estiverem preparados para isso, surgindo as ajudas que tiverem de surgir para o assistir nesse processo, se assim for o caso.

Para começar a desapegar dos pensamentos comece por observar os pensamentos que ocorrem num determinado momento e depois desvie a sua atenção para os espaços entre pensamentos. Ainda que pareça que os pensamentos surgem encadeados instantaneamente, existe no entanto um hiato entre eles e quanto mais dedicar a sua atenção a esse hiato, mais ciente do espaço onde ocorrem esses pensamentos fica.

No fundo mais consciente de si fica, sendo esse espaço ilimitado onde os pensamentos ocorrem. Estando atento ao momento presente como ele é, poderá observar tudo o que nele acontece com desapego e assim relembra que é livre, que nada o aprisiona a não ser que o permita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...