segunda-feira, 6 de julho de 2015

O mal não te acontece por mal

Resultado de imagem para nada acontece por mal




Enquanto seres humanos experenciamos situações que julgámos como boas, outras como sendo menos boas e outras como sendo más. Estas últimas tentamos por tudo evitar que ocorram, tentamos evitar passar por elas e quando são inevitáveis queremos que passem depressa para rapidamente as esquecermos.

Aquilo que classificamos como mau não acontece com o propósito de nos fazer mal.

Parece difícil de aceitar tal ideia, se as coisas são más, fazem-nos mal, fazem-nos sentir coisas que não gostaríamos de sentir, mas é precisamente por isso que essas coisas más nos acontecem, para que possamos sentir. É pela vivência dessas situações que entramos em contacto com partes nossas que de outro modo não conheceríamos.

Todo o ser humano tem um lado sombra, e o que acontece normalmente é que prefere ignorar esse lado sombra como sendo seu e faz isso de várias formas, nomeadamente projetando nos outros aquilo que não gosta em si.

As pessoas que julgámos como más na nossa vida são um reflexo desse lado sombra a comunicar connosco. E a forma como lidamos com essas pessoas que consideramos como más, dita a nossa relação com esse nosso lado sombra. 

Se entrarmos em conflito com essas pessoas estaremos a entrar em conflito connosco próprios; ou se por outro lado preferirmos ignorar essas pessoas e fazer de conta que não existem na nossa vida, aquilo que acontece é que estamos a conceder-lhes poder sobre nós, logo a conceder poder ao nosso lado sombra sobre a nossa vida.

O que fazer então?

A solução passa por não excluir nada na tua realidade e isso não é o mesmo que aceitar passivamente tudo. O que quer que ocorra na nossa realidade requer a nossa atenção, acontece para que tomemos consciência daquilo que somos em essência. E tomamos consciência através do enfrentar as situações de frente, por muito complicadas que elas pareçam à partida, é através do lidar de frente com essas situações que teremos ciente as soluções para as mesmas.

Cada desafio que nos seja colocado na nossa vida carrega em si mesmo a solução e será a nossa atenção, o modo como lidamos de frente com esse desafio ou não, que nos permitirá ver essas soluções.

É por isso que aquilo que consideras como mau para ti, não te acontece para o teu mal. Essas situações acontecem para que possas evoluir, para que te possas questionar e despertar dessa dormência, desse existir em piloto automático em vez de viver a vida de facto.

A vida não é algo que nos acontece e que por vezes nos é benéfica e  noutras situações nos é madrasta. A vida é aquilo que somos em pleno, tudo sem exceção, somos nós. Com esta nova consciência podes escolher agora lidar com essas pessoas que fazem parte da tua realidade e que consideras como más para ti de um modo diferente e verás como ocorrem mudanças.

E este lidar diferente implica apenas reconhecer aquilo que elas são, o modo como te fazem sentir e o que isso significa para ti, o que isso diz de ti. Conhecendo-te assim melhor e aprendendo com essas situações. Isso dará origem a que essas pessoas possam ou não, continuar a fazer parte da tua realidade. 

Há pessoas que entram na nossa vida só para nos ensinar algo e que de seguida, após aprendermos o que temos de aprender, saem da nossa vida. Outras que após aprendermos o que temos de aprender com elas, acabam por mudar o seu comportamento connosco e continuam a fazer parte da nossa realidade porque ainda temos algo a aprender e a "ensinar" mutuamente.

A vida está ai para te apoiar, nada acontece contra ti verdadeiramente, nada te acontece por mal, tudo é apenas experiência e o que quer que ocorra não belisca em nada a tua essência perfeita.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...