segunda-feira, 20 de julho de 2015

A vida devia de ter manual de instruções?

Resultado de imagem para manual de instruçoes da vida



Enquanto humanos existem momentos na nossa vida em que tudo parece ser muito difícil, nada parece funcionar como devia, momentos onde desesperas por respostas, por ajuda de alguém que possa tornar o fardo menos pesado. Nesses momentos gostarias que a vida tivesse um manual de instruções que pudesses consultar e saber que passos dar a seguir.

E no entanto a vida não tem manual de instruções, nem precisa de ter.

A necessidade de manual de instruções resulta da necessidade de controlar tudo, de saber o que vem a seguir, o que nos espera e estar preparado para agir de acordo com aquilo que julgámos ser o melhor para nós. 

Aqui reside o busílis da questão, é a necessidade de controlar a vida que mais a complica, ou melhor dito, que mais complica a tua relação com a vida, com a perceção que tens da tua vida e de tudo o que dela faz parte.

As complicações que surgem na tua realidade servem para isso mesmo para que tomes consciência que não controlas a vida e a boa notícia é que não precisas de o fazer. Pois essa necessidade de controle, de saber o que se segue, que passos deves dar, resulta de uma ideia de separação.

Vês-te como existindo separada de tudo o resto, crês que a vida é algo externo a ti e que por vezes é tua amiga e noutras, como que, conspira contra ti. A realidade é que a vida é indissociável de ti, tu és vida, em toda a sua plenitude, nada existe fora de ti. Não dessa ideia que tens de ti, mas sim daquilo que és em essência.

Se estas ideias te parecem complicadas, se não o consegues ver desse modo, aquilo que é relevante, mais do que entender estes conceitos, é seguires o teu coração, ouvir a tua intuição. Procurando racionalizar menos e deixando-te fluir com a vida, pois ela cuida sempre de ti. 

Mesmo quando tudo parece desmoronar ao teu redor, isso só acontece para dar lugar ao novo. Só deixando partir aquilo que já nada te pode ensinar libertarás espaço para que o novo possa se manifestar. Tudo é experiência na realidade humana, tudo acontece por motivo de elevares a tua consciência e relembrares quem és, sem deixar de vivenciar totalmente o que ocorre momento a momento.

Importa dizer que não és tu, enquanto ser humano, quem decide verdadeiramente quem entra ou sai da tua vida, embora por vezes tenhas essa sensação. Mais importante do que tentares controlar tudo na tua realidade humana, é a tua atitude perante a vida. 

Qual é a tua vontade, ela é positiva ou negativa face ao que ocorre?

Procurando dar o teu melhor em cada momento terás sempre uma perspetiva mais ampla do que te acontece, sabendo que nada do que ocorra te limita, ou acontece para te fazer mal, mas sim acontece porque estás preparada para lidar com isso e já foi aceite pela tua essência, pelo teu ser mais elevado.

O que te é pedido é que estando presente, te entregues ao que cada momento te dá, vive em pleno o que quer que a vida te traga. E sim por vezes pode doer e nesses momentos vive a dor, repara como ela se manifesta, abraça-a e deixa que parta, tal como surge. Tal e qual nos momentos bons, aceita-os e deixa-os partir. Tudo é passageiro na realidade humana, seja julgado por ti como bom ou mau, tudo passa, apenas tu permaneces igual em essência.

Desfruta da vida tal como ela é com desapego, escolhe sempre o amor, ama  aquilo que é, como é e tudo o resto encontra o seu devido lugar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...