segunda-feira, 1 de junho de 2015

A vida tem-te tratado mal?

Resultado de imagem para vida madrasta



Estás insatisfeita com a tua situação atual e acreditas que a vida te tem tratado mal, que as coisas tem funcionado contra ti e nunca a teu favor. Se te identificas com esta descrição, então este post é para ti. A questão não está na tua situação atual, está sim na tua relação com essa situação, está antes de tudo, na relação que estabeleces contigo própria.

A vida nunca te trata mal, ela não faz nada que seja contra ti, que seja para te fazer mal.

Mesmo quando tudo parece correr mal, quando tudo parece acontecer contra ti, numa espiral imparável, mesmo aí a vida continua a apoiar-te. Se não o vês dessa forma resulta da tua atenção desfocada do momento presente e de uma perceção da realidade diferente do que ela é de facto.

Estando a tua atenção afastada do agora e focada nos pensamentos limitantes que vagueiam pela tua mente, tudo parece ser complicado e difícil, pois é essa a natureza dos pensamentos. Os pensamentos são complexos, mas a vida por si só é simples. E tu és vida, em toda a sua dimensão, em toda a sia plenitude.

Isto não significa então que a tua mente, os teus pensamentos, que são resultado da ação da mente, sejam o teu inimigo e que o deves abater para encontrares aquilo que é teu por direito e natureza. A ideia aqui não é complicar ainda mais acrescentando novos inimigos e culpados da tua situação, mas sim aprender a lidar com tudo isso com uma nova consciência.

E como fazes isso então?

Primeiro observa a tua situação atual, como ela é, de acordo com aquilo que achas que é e toma nota disso, sem tentar mudar nada, sem tentar forçar que seja outra coisa qualquer ou mesmo dizer mal da situação. Limita-te a observar e a notar. 

Segundo, usando essa informação sobre a tua situação atual, tudo aquilo que não gostas principalmente, vai dentro de ti e vê que aspetos teus condicionam essa realidade, que aspetos teus tens ignorado e que estão espelhados nessas situações da tua realidade. Porque a realidade é um espelho do nosso interior e é dentro que se podem fazer as mudanças que depois se veem fora. Todas as situações e pessoas que não gostas, que preferias que não existissem, são na realidade os teus maiores aliados, pois servem de lembrete para que despertes desse piloto automático e te religues à tua essência.

Terceiro, confia na vida que és, pois aquilo que és em essência é muito maior do que tens consciência de ser. A vida dá-te muitos sinais sobre como proceder, como tomares atenção naquilo que é mais relevante momento a momento, para que desfrutes em pleno da tua experiência humana. E esse desfrutar é algo que fazes em cada momento e não num futuro desejado quando todas as condições certas estiverem reunidas.

É o caminho que é relevante e não apenas o destino, este só é relevante quando estiveres lá. Dito de outra forma o futuro só existe na tua mente, sob a forma de pensamento, pois quando acontece é sempre presente. Se desfocares a tua atenção do presente ansiando por um futuro ideal apenas estarás a desperdiçar a tua vida perseguindo um ideal inalcançável, pois quando aparentas conseguir atingir esse ideal, um novo surge e é assim incessantemente.

A vida não te trata mal, apenas tu tens esse poder e fazes isso através das histórias que crias sobre ti e do teu papel nas mesmas e do quanto apegada a elas estás. Enquanto aceitares que és o que pensas, que és essas histórias que criaste sobre ti, terás tendência a aceitar que a vida te trata mal e ela no entanto só te está a chamar, ela está a fazer com que despertes da ilusão.

E esse chamamento da vida vem sempre de dentro de ti e não de fora de ti. Estás disponível para ouvir, agora?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...