sexta-feira, 22 de maio de 2015

Mindfulness para principiantes

Resultado de imagem para mindfulness


O Mindfulness, ou atenção plena, é tido de uma forma simplista como uma técnica de meditação e como tal é ensinado. No entanto aquilo que pode ser "ensinado" é o prestar atenção à própria atenção. Treinar a estar ciente do foco da nossa atenção. Quanto mais se pratica mais ciente se fica daquilo que já somos, do quão plenos somos e que nada verdadeiramente nos falta.

Mindfulness é notar aquilo que é como é, sem mais.

E isso não precisa de ser aprendido, é natural em nós. Aquilo que complica é o desfocar da nossa atenção através do apego aos pensamentos que desviam a atenção seja remoendo o passado, seja ansiando o futuro. E no entanto tudo isso ocorre sempre no momento presente, todos esses pensamentos acontecem sempre no agora.

Os pensamentos acontecem em nós, mas são sempre mais "pequenos" do que nós somos.

Através da prática da tua atenção começas a tornar ciente a tua essência e isso acontece à medida que fores estando preparada, ao ritmo que for o mais adequado para ti, nem mais cedo, nem mais tarde, será sempre no momento certo.

Na vida nada acontece por acaso, mas sempre no momento certo e é assim, não porque eu o digo, mas sim porque é o que acontece. E se acontece estás preparada para lidar com isso, seja isso o que for, pareça muito difícil ou não, se acontece tens os recursos internos para lidar com isso.

Como se faz para treinar a atenção?

Aqui ficam algumas dicas:

Faz uma coisa de cada vez. 
Quando estás a fazer algo faz apenas isso e nada mais. Por exemplo quando estiveres a lavar as mãos toma atenção à água caindo nas tuas mãos, que temperatura tem, como ela passa entre os dedos, repara no movimento dos dedos e as sensações que surgem.

Faz uma pausa e observa.
Observa os pensamentos que surgem na tua mente, sejam eles quais forem, apenas observa. Quanto mais observas pode acontecer sensações de desconforto inicialmente. É a resistência da personalidade, essa história que acreditas ser a tua, mas tu és mais que essa história e estando atento reparas quem és.

Estar presente no agora
Apenas o agora existe, tudo o resto são conceitos, são pensamentos que surgem na tua mente e esses pensamentos ocorrem sempre no agora. Ao estar presente podes viver a tua vida, pois mais ninguém a pode viver por ti. Ao estares presente no agora tens o poder de escolher onde colocas a tua atenção e onde colocas a tua atenção torna-se real para ti.

Respira conscientemente
Observa a respiração tal como ela acontece em ti, sem tentar controlar, apenas observando de que forma ela ocorre em ti. É essa respiração mais profunda ou superficial, repara em que parte do corpo sentes a respiração. É no peito, é mais abdominal, observa apenas.

São apenas algumas dicas para começares a praticar a tua atenção e quanto mais treinares mais ciente ficas do quão perfeita és, sendo como és agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...