sexta-feira, 29 de maio de 2015

Estás ocupada ou preocupada?


Resultado de imagem para preocupação


Como tens passado os teus dias? Tens estado preocupada ou ocupada?

Estás preocupada quando mergulhas nas histórias que gravitam na tua mente, sejam sobre o passado, sejam sobre o futuro. Ambas resultam apenas em inquietação que desviam a tua atenção do que é essencial. E aquilo que é essencial é aquilo que te ocupa, é aquilo que és em plenitude agora. 

Estar ocupada é estar presente no agora, estar com atenção plena ao que acontece no momento presente, pelo que é, sem apegos, sem desejar que seja outra coisa qualquer. É fazer o que fazes quando fazes e estando atenta ao que fazes, devidamente focada na situação atual.

Ao estar preocupada estás a ocupar a tua atenção antes do tempo com situações que não existem, que são irreais para lá dos teus pensamentos. Seja isso sobre o passado, que já acabou e existe apenas sobre a forma de memória que surge no agora. Ou seja, sobre um futuro que não existe fora da tua mente, pois quando acontecer será sempre no agora e quase sempre é diferente daquilo que havias imaginado.

Aquilo que acreditas ser é aquilo que estás ciente em cada momento, é onde colocas a tua atenção. Onde focas a tua atenção torna-se real para ti, se te focas no passado,estarás a reviver vezes sem conta algo que não existe, estás a massacrar-te com algo que não podes alterar mais e que cada vez que o recordas é diferente do que ocorreu de facto no momento primeiro que originou essa memória.

Por exemplo quando te magoas a dor que sentes é real e ela acaba por passar, já o sofrimento é a história que crias sobre essa dor e sobre o que a originou. E esta história podes carregar com ela por muitos e muitos anos, se te apegares a ela. A dor já terminou há muito tempo, mas o sofrimento que insistes em alimentar, esse permanece colado a ti.

Esse sofrimento mantém-te preocupada, ele afasta a tua atenção do momento presente, que é o único onde acontece a tua vida.

A escolha é tua e podes fazer essa escolha em qualquer momento. Onde colocas a tua atenção depende apenas de ti. Não controlas o que acontece na tua vida, o que acontece ao teu redor, mas controlas sempre a atenção que dispensas ao que te acontece, aquilo que decides fazer com o que te acontece.

Ao estares ocupada por inteiro com a vida que és no agora, descobres que nada te falta, que és completa e perfeita assim como és. Isso não significa que do ponto de vista material tenhas tudo, significa apenas, e neste apenas cabe tudo, que a tua essência é perfeita como é, ela é plena, nada a limita, nada a condiciona.

Ao estares ocupada estás ciente do que surge no agora, e não rejeitas nada, observas o que acontece, seja dentro, seja fora e de que forma isso mexe contigo, de que forma se manifesta em ti. Tudo o que acontece é perfeito que aconteça, pois de outra forma não aconteceria e isso não significa que o sintas como bom para ti. 

As maiores lições surgem das situações de desconforto, as situações que nos tiram do conforto do conhecido. Só evoluis entrando no desconhecido, se fizeres o que sempre fizeste os resultados serão sempre os mesmos.

Assim escolhe estar ocupada abraçando a vida tal como ela é agora, tal como tu és. Ao fazeres isso não significa que nunca mais te vais preocupar, porque isso faz parte da natureza humana. Significa sim que quando acontecer estarás ciente de que acontece e com desapego deixas que parta.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...