segunda-feira, 4 de maio de 2015

Como melhorar a tua relação com a realidade e com o que os outros pensam de ti

Resultado de imagem para lidar com a critica

A tua relação com a realidade resulta da tua relação contigo, não esperes que os outros te dêem aquilo que não te dás a ti própria. Se te condicionas ao que os outros pensam sobre ti e como tens de agir por forma a agradar aos outros, senão eles não querem nada contigo. Se te condicionas dessa maneira é isso mesmo que irás viver na tua realidade, pois é nisso em que estás focada.

Na verdade os outros, a esmagadora maioria, não está a pensar em ti, és tu que pensas que eles estão a pensar em ti, que eles estão a julgar-te, a medir tudo o que dizes e fazes. 

Tu és a maior critica de ti mesma, és tu, é essa voz interior que mais te recrimina, que mais diz mal de ti. E a solução não está em calar essa voz, ou fazer de conta que ela não existe, mas sim em observá-la e tomar consciência que ela ocorre em ti, mas não te limita. Tu és muito maior que os pensamentos que ocorrem em ti.

A validação externa, a aprovação das outras pessoas não é algo que necessites, essa aprovação reside apenas em ti. És tu que tens de aprovar quem és e fazes isso aceitando aquilo que és, tal como és. Com tudo aquilo que consideras como bom e tudo o que consideras como defeito.

Aquilo que tens como problemático na tua vida resulta dessa rejeição daquilo que é, desejando que seja outra coisa qualquer diferente do que é. Mas isso não irá acontecer, pois aquilo que é, é, e é perfeito que seja como é.  Tu podes mudar sempre a tua relação com aquilo que é, mas não podes mudar aquilo que é.

Mudando a forma como vês o mundo, logo a forma como te vês, aquilo que vês muda para ti.

A vida é simples, ela é plena, nada lhe falta e tu és isso tudo, tu és assim. Tu és vida. Já o que pensas que és, o que pensas sobre a tua realidade, aquilo que tens como sendo a tua vida, é complexo, é complicado, e é assim por ação do teu pensamento e do teu apego ao mesmo.

Superas esse desconforto que sentes aceitando que não controlas o que as outras pessoas possam pensar sobre ti, mas podes sempre mudar a atenção que dás a esses pensamentos sobre o que os outros possam pensar sobre ti. É a tua atenção que dita o que será vivenciado por ti nesta experiência humana. É isso o livre-arbítrio, a possibilidade de escolher onde colocas a tua atenção e que emoções lhe estão associadas.

Foca a tua atenção naquilo que deveras importa, naquilo que conta verdadeiramente e isso é aquilo que passa dentro de ti, a tua realidade interna. Só aí podes mudar a tua realidade, ou mais corretamente a tua relação com a realidade.

Se focares a atenção em aspetos positivos terás mais coisas positivas para lidar, para observar. Já se a tua escolha for estar focada nos aspetos negativos terás mais do mesmo. Aquilo em que te focas torna-se real para ti e isto é assim porque no universo existem possibilidades infinitas, todas existem em potencial ao mesmo tempo e é a tua atenção que dá "vida" a uma ou outra.

E como costumo dizer em essência nada disso importa, pois continuas sendo perfeita e plena assim como és. Importa no entanto para a qualidade desta tua experiência humana, para a forma como desfrutas no teu dia-a-dia dessa tua personalidade e corpo. Cuida de ti confiando que a tua essência também cuida de ti, se confiares na sua orientação. Essa é uma escolha tua e seja qual for a tua escolha podes sempre escolher de novo, agora.

2 comentários:

  1. Reconheci que tem sentido , aquilo que escreveu !
    No fim do texto senti-me mais "leve" e uma certa alegria .
    Agradeço.
    Maria .

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...