segunda-feira, 27 de abril de 2015

Perguntas poderosas


Resultado de imagem para perguntas poderosas

Ao longo da vida vamos tendo muitas duvidas e em resultado disso procuramos as respostas que nos aliviem dessas duvidas, respostas que nos tragam certezas, que nos tragam segurança. E no entanto mais importante do que obter respostas, está a qualidade das perguntas que tens feito.

As perguntas, mais que as respostas, são o mais importante, pois são elas que te orientam na direção do elevar de consciência ou à estagnação, à limitação. As perguntas não são todas iguais, a forma como são feitas, o tipo de perguntas que te colocas é relevante para os resultados que obtens.

Perguntas fechadas limitam a tua ação, a tua atenção. Por exemplo se te perguntas se queres ser feliz, isso é uma pergunta fechada, é uma pergunta de sim ou não, sendo que sim é a resposta imediata. Se te perguntares o que é ser feliz, aí já é uma pergunta aberta, que te faz pensar e elaborar mais a tua resposta.

As perguntas mais importantes são as que fazes a ti mesma, são as que resultam desse diálogo interno constante que perpassa a tua mente. Quem é que está ciente desse diálogo interno? Já te interrogaste disso? 

Observa as reações que surgem quando te colocas estas questões, permite-te espaço e tempo para que as respostas possam aflorar, para que as reações surjam. Permite-te observar sem julgamento, tens exigido demais de ti, seja diretamente, seja indiretamente através do modo como te tens relacionado com aquilo que tens como sendo a tua vida.

Qual o teu papel na realidade em que vives? Tens assumido o papel principal do filme da tua vida, ou apenas um papel secundário, ao sabor das decisões dos outros, assumindo uma posição de vítima das circunstâncias indefesa e que pouco pode fazer para mudar o rumo da sua realidade.

Tu tens muito mais poder do que aquele que crês ter, possuis em ti todas as respostas, só não tens colocado as perguntas certas. Quando o fizeres verás que nunca tiveste duvidas reais, todas as incertezas resultam de uma ideia de limitação, de uma estória que te tens contado ao longo dos anos e que de verdade em nada afetam a tua essência.

As perguntas e as respostas só são úteis neste jogo do ego, que se baseia num busca mas não encontres. Por si só nada tem de errado, desde que tomes a consciência que estás a jogar esse jogo e que ocorra o que ocorrer em nada belisca a tua essência. 

Logo o que te é pedido não é que deixes de jogar, mas sim que o faças plenamente presente e atento aos sinais que vais recebendo. Colocando a perguntas certas terás acesso às respostas que já habitam em ti, que fazem parte da tua essência perfeita e simples, como ela é.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...