sábado, 14 de março de 2015

Como desfrutar mais do dia-a-dia

Resultado de imagem para confia na vida




Na sociedade moderna a vida, tal como a conhecemos enquanto humanos, gira a uma velocidade estonteante. Os momentos de pausa são quase inexistentes, no entanto onde todo esse turbilhão se faz sentir com maior intensidade, é dentro de ti, é na mente de cada um. A mente vagueia incessantemente entre o passado e um futuro cheio de incertezas.

Enquanto isso acontece na mente a tua vida continua sendo como é e ela acontece, sempre e apenas, no momento presente. É no agora que vives, não existe mais nenhum momento para além do agora. Os outros momentos que acreditas existirem, são isso mesmos crenças, são estórias criadas na tua mente e que te ocupam a tua atenção, fazendo com que deixes de estar atenta ao que acontece na tua vida, ao que acontece agora.

O que podes fazer então para desfrutar mais do dia-a-dia?

Começa por tomar consciência do momento presente. Dedica a tua atenção ao que ocorre em ti neste momento, à medida em que vais lendo estas palavras nota as sensações que surgem em ti. Para de ler um pouco e fica atenta ao que surge sem julgar, apenas observando. A vida que és acontece apenas no agora, permite que a tua atenção esteja presente.

Valoriza as coisas simples e verdadeiramente importantes. Não tens valorizado a vida que és, dás por adquirido o simples facto de estares viva, esquecendo a quantidade de funções e ocorrências que te permitem estar viva. Aquilo que se passa dentro de ti e que te concede a oportunidade de vivenciares esta experiência humana, é muitas vezes esquecida até ao momento em que surge uma doença e que te faz lembrar o quão importante é aquilo que tens neste momento. Quanto mais valorizares a vida que acontece em ti, mais poderás desfrutar de tudo o resto que surge para além de ti. Gestos simples presente no dia-a-dia serão valorizados devidamente, como por exemplo um sorriso, seja de alguém querido, seja de um simples estranho.

Toma atenção à tua atenção. Aquilo a que dedicas a tua atenção torna-se real para ti, se focares a tua atenção ao que consideras como problemas, aquilo que terás será mais problemas, num efeito de bola de neve, que vai ganhando dimensão em ti. Se dedicas a tua atenção ao que desejavas que fosse a tua vida e tudo aquilo que não tens e gostarias de ter, se fizeres isso deixarás de notar tudo aquilo que já existe em ti e que é muito mais que apenas os bens materiais. Se dedicares a tua atenção ao agora, sem expectativas, sem criar condições sobre o que é suposto ser, verás que serás surpreendida positivamente, descobrindo que és muito mais do que acreditavas ser.

Para as comparações. Se te ocupas a comparar aquilo que tens e aquilo que és, com aquilo que os outros são e tem, estás a caminhar no sentido da decepção. Pois haverá sempre quem tenha muito mais do que tu tens, assim como haverá que tenha menos do que tu tens. Não importa aquilo que os outros são ou tem, mas sim a relação que te permites estabelecer com essas pessoas e o valor que permitas que exerçam sobre ti. Os outro apenas tem sobre ti o poder que lhes concederes. Ninguém é superior ou inferior a ninguém por natureza, apenas poderá ser uma coisa ou outra através da sua própria ação e pensamento.

Desapega dos teus pensamentos.  Os pensamentos manifestam-se me ti, mas elas não são quem tu és. o que quer que pensas que és, tu não és isso. És o espaço onde esses pensamentos surgem e é a tua atenção, a tua identificação com eles que permite que te definam ou não. Desapegas dos pensamentos através da sua observação, repara nos espaços que surgem entre pensamentos. Pode parecer difícil ao início, mas com prática conseguirás. na medida em que estejas consciente dos pensamentos mais livre da sua influência estás.

Confia na vida. Acreditas ser mais um elemento da vida, acreditas que esta é algo externo que te acontece e que por vezes te trata bem e outras vezes te trata mal. Acreditas que pouco podes fazer pela tua vida, pois as circunstâncias condicionam a tua ação. Escolhes desculpar-te com o que acreditas que te falta para então teres o que mereces, pensamentos que começam com "se eu tivesse..." são o mote para justificar a tua inação, a tua resignação. No entanto a vida não é algo que te acontece, a vida é aquilo que és, em todas as suas dimensões, não existe separação entre o que és a vida com um todo. Confia na vida para que te oriente, deixando que essa ideia limitada que acreditas ser, se possa entregar sem condições à sabedoria da tua essência perfeita e ela cuidará sempre de ti.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...