sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Lidando com as imperfeições





O ser humano é imperfeito, por si só isto nada tem de errado, aquilo que o pode fazer parecer errado é a perceção de cada um de nós. A perceção que tem de ser perfeito e desse modo rejeita aquilo que considera como imperfeito, enquanto deseja se tornar perfeito.

É precisamente o que rejeita em si que mais o irá condicionar na sua vida, pois aquilo que rejeita não desaparece, quando muito pode empurrar para o fundo do baú e fazer de conta que não existe, mas isso não impede que continue a influenciar aquilo que considera a sua vida.

E será assim até que por iniciativa própria ou por força das circunstâncias tenha que lidar de frente como tudo aquilo que tem rejeitado, que tem preferido ignorar, esperando que passe.

O ser humano não é perfeito, nem é suposto que seja, é na relação como essas imperfeições e com aquilo que lhe agrada que se irá conhecer melhor e descobrir quem é de verdade. As imperfeições que tem preferido ignorar podem lhe ser dadas a lidar, não só diretamente, mas também através das atitudes das pessoas que surgem e fazem parte da sua vida, seja por muito ou pouco tempo.

Como lidar com as suas imperfeições?

Em primeiro lugar reconheça-as, tudo aquilo que considera como imperfeito em si, seja ao nível físico, seja ao nível comportamental, reconheça que existem em si, que fazem parte da sua vida.

Em segundo lugar, veja de que modo elas se manifestam, como é que são essas imperfeições e como impactam a sua vida.

Em terceiro lugar, fique disponível para aprender com elas, aquilo que essas imperfeições lhe querem comunicar, aquilo que lhe ensinam sobre si e da sua postura no mundo.

Em quarto lugar permita-se ver essas imperfeições de uma perspetiva diferente, podem elas ser vistas de outro modo? Podem elas afinal não serem imperfeitas?

Em quinto lugar se continuar a desejar mudar essas imperfeições, faça-o se puder, se não puder simplesmente aceite-as como são, aprenda a ama-las , pois na verdade elas também são parte de ti, são aquilo que o fazem único.

Verdadeiramente aquilo que lhe parece imperfeito resulta apenas da sua perceção, resulta de um pensamento que surge em si, mas você não é aquilo que pensa que é. Os pensamentos surgem em si, mas não o definem, enquanto acreditar ser aquilo que pensa, está a escolher limitar-se. E no entanto a sua essência continua sendo plena e perfeita como é, a essência nada exclui, seja isso percecionado como perfeito ou imperfeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...