segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Estabelecer os objetivos certos para o novo ano



No fim de mais um ano faz-se, normalmente, o balanço do que aconteceu e estabelecem-se os objetivos para o novo ano que vai começar. No entanto quando se olha para os objetivos estabelecidos para o ano que termina, verifica-se que pouca coisa do que inicialmente se estabeleceu aconteceu, ou se aconteceu, não o foi do modo que queríamos.

E porquê que os objetivos que se estabelecem, normalmente, para o novo ano não acontecem?

Isso ocorre desse modo, por vários motivos, tais como:

Os objetivos estabelecidos não são mais do que desejos. Mais do que objetivos aquilo que se estabelece no início do ano são desejos, aquilo que gostaríamos que acontecesse, mas pouco fazemos para que ocorram. Já os objetivos, para o serem, devem ser claros, devem ser realistas, devem de ser atingíveis, devem poder ser verificados, ser medido a sua ocorrência, e devem ter um tempo definido para se realizarem. Isto não implica que sejam fechados, ou seja, os objetivos que estabelecemos podemos sofrer mutações à medida que os vamos realizando, à medida que vamos agindo para os alcançar. Os objetivos não são uma limitação por si só, mas sim uma referência que nos leva a agir. Eles devem ser flexíveis e não estanques.

Alcançar os objetivos definidos implica ação. De nada serve estabelecer objetivos muito bem, ter muito claro o que se pretende, se depois não se entra em ação para os atingir. E essa ação não tem de ser coisas grandiosas; passo a passo, se vai ficando mais próximo de atingir os objetivos pretendidos, ou então permite verificar que não é o que se queria, ou não é alcançável no momento,e assim torna-se possível fazer ajustes. Pois no papel os objetivos parecem todos alcançáveis, parecem ser aquilo que desejamos, mas depois quando se age, verifica-se que afinal não é como julgavamos.

Ser inflexível resulta em limitação. Quando se estabelecem objetivos se formos rígidos poderemos perder oportunidades que surgem à medida que se vai agindo e nos deparamos com a realidade. Sendo flexíveis estaremos recetivos às sugestões que a vida nos vai dando. E a vida ganha sempre, ela sabe o que é o melhor para nós. Sendo rígidos, dando corpo ao ditado antes quebrar do que torcer, iremos quebrar muitas vezes. Sendo flexíveis podemos aprender com menor dificuldade as lições que viemos aprender.

O melhor objetivo que podes estabelecer é aceitar a vida como ela é em cada momento. Confiar que a vida cuida de ti, ela quer o melhor para ti e está aí para te apoiar e guiar, se assim o permitires. Isso não significa que não possas estabelecer objetivos práticos, como definir férias ou ter uma alimentação mais saudável. Mas no geral confia na vida, tu és essa vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...