segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Aprender a navegar nas emoções desta época









Nesta época do ano é tempo de reuniões familiares, por vezes questões antigas de relacionamentos entre as pessoas surgem e condicionam o ambiente geral. Rancores passados e não totalmente resolvidos, são também eles convidados à mesa, ocupando muito espaço sem ser visto. As relações familiares exigem, por vezes equilíbrios, conseguidos através de cedências e marcar de posições, que definem a interação entre os seus membros. 

Assim e para poder desfrutar em pleno esta época deixo-lhe algumas dicas que lhe podem ser úteis.  

Permitir-se estar presente
Esta época será muito diferente para si se se permitir estar presente de verdade em cada momento, isso significa, que não se deixa vaguear pelas memórias do passado, deixando que estas lhe condicionem a perceção do agora. Se estiver com as pessoas vivendo aquilo que elas são no presente e não de acordo com as ideias que tem delas, verá que será surpreendido positivamente, podendo descobrir coisas novas sobre elas. Tenha em atenção que nós vemos as coisas como nós somos e não como elas são, ou seja, são os nossos filtros que nos mostram aquilo que experienciamos em cada momento.

Ofereça a sua atenção
A sua atenção é o seu bem mais precioso, aquilo em que se foca torna-se real para si. Quanto mais se foca em algo, mais isso se torna relevante na sua realidade. E isso é assim naquilo que considera como bom, tal como no que considera como mau. Terá mais daquilo em que se foca. Nestas reuniões familiares, se se focar nos "defeitos" das outras pessoas é isso que verá, já se procurar ver o lado bom delas, será muito mais fácil o convívio salutar. E oferecer a sua atenção significa ainda ver a pessoa como ela é, como ela se apresenta e não procurando as provas que correspondam às ideias preconcebidas que tenha sobre elas.

Não é consigo
Se não levar as coisas pessoalmente, terá maiores recursos emocionais para lidar com as diferenças. As atitudes ficam com quem as pratica e elas dizem apenas sobre essas pessoas. Quando há diferenças de opinião, estas só serão indutoras de conflito quando se coloca em causa pelas mesmas, quando as toma como um ataque pessoal. Se não se tornar "dono" dessas opiniões contrárias, não se colocará em causa e poderá oferecer a sua opinião sem se magoar ou ter necessidade de atacar para se defender, ou defender o seu ponto de vista. Existem tantas visões do mundo quanto o número de pessoas existentes, nenhuma é necessariamente melhor ou pior que a outra, cada um perceciona o mundo de acordo com os seus valores e princípios, de acordo com os seus filtros. Respeitando isso, será também respeitado pelas suas diferenças.

O amor é a resposta
Sempre que tiver dúvidas o amor é a resposta, mesmo que as não tenha, o amor continua sempre a ser a resposta. Quando se torna ciente do amor que o habita, que o constitui, nada exterior a si o coloca em causa. Relembra que todo o amor que julgava necessitar já habita em si e que ninguém é necessário para prover alguma falta que tivesse, pois não tem falta alguma. Com isso em consciência fica livre para oferecer o seu amor incondicionalmente e verá como ele cresce. Quanto mais amor dá, mais provas de amor a vida lhe dá. Dando o seu amor impactará na vida dos que o rodeiam, ajudando-os a relembrar que também eles são pleno amor. Quando as relações se baseiam não na exigência do outro, mas sim na partilha com o outro, tudo se torna mais simples, tudo flui como deve.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...