sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Os problemas não são para resolveres



Os problemas não são para resolveres, aquilo que eu quero dizer com esta afirmação é que o verdadeiro propósito dos problemas não que os resolvas o mais depressa possível, que te livres rapidamente deles, mas sim que escutes aquilo que eles te querem comunicar.

Os problemas só o são porque os consideras como tal, é a tua perceção que os vê como problemas, por si só as situações são neutras, é o nosso olhar sobre elas que as julga de uma forma ou de outra. Tudo aquilo que consideras problemático é visto assim de acordo com o teu nível de consciência no momento em que os observas, os percecionas.

Elevando o teu nível de consciência aquilo que antes era problema deixa de o ser, ainda que a situação se mantenha igual, pois o que muda é a forma como te relacionas com essa situação.

E como podes elevar o teu nível de consciência?

Aceitando a tua realidade tal como ela é. Seja o que for que ocorra é perfeito que ocorra, de outro modo não aconteceria. Aceitar não implica que cruzes os braços e te resignes. Aceitar significa que estás presente para aquilo que é a realidade, estás mais ciente daquilo que se manifesta em ti. Seja isso percecionado como bom ou mau por ti.

Repara nas sensações que surgem em ti, nas emoções que se manifestam no teu corpo. Fica ciente dos pensamentos que surgem, sem te agarrares a nenhum. Tu és o espaço onde eles ocorrem, mas esses pensamentos não te definem.

Quando acreditas a 100% nos teus pensamentos estás a cair numa armadilha da mente, estás a limitar aquilo que não tem limite. A tua essência é ilimitada, já aquilo que pensas que és é limitado. Mas tu não és os teus pensamentos.

Todos os teus medos são pensamentos, na verdade aquilo que tanto receias são os teus pensamentos, são as estórias que a mente cria. E serão tanto mais assustadores quanto mais acreditares que és esses pensamentos são reais, são quem tu és. Por vezes a mente mente, faz-nos crer em algo que não existe de verdade.

A mente por vezes faz-nos acreditar que a realidade deveria de ser diferente do que é, deveria de ser como achamos e nesse conflito entre aquilo que é e aquilo que achamos que deveria de ser surge aquilo que apelidamos depois como problemas. Mas a origem desses problemas somos nós e como tal a solução para os mesmos reside em nós também.

Esse problemas no entanto servem para sinalizar aspetos em nós que requerem a nossa atenção e desse modo conhecermos melhor quem somos. Tudo aquilo que tens como problemático na tua realidade em vez de procurares de imediato resolver ou evitar essas situação, procura saber aquilo que te querem comunicar, aquilo que te podem ensinar sobre ti e depois sim saberás como agir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...