quarta-feira, 4 de junho de 2014

Aqueles que não aceitam o que são






Os humanos são os únicos que não se aceitam como são, que resistem e lutam contra aquilo que é, procurando que seja algo de diferente, do que aquilo que julgam que é. E é desse conflito, dessa não aceitação que surge tudo aquilo que é tido como problema.

Enquanto humanos perdemos o tempo e desgastamos a nossa energia tentando fazer com que as coisas sejam como achamos que devem de ser. É este "achismo" que nos faz julgar toda e qualquer situação e que aprofunda essa ideia de separação entre aquilo que julgamos ser e aquilo que julgamos que são os outros e a realidade externa.

E perguntam vocês, será isso mau?

Não é mau, nem bom, pois esse julgamento resulta de mais "achismo". É como é, faz parte deste jogo de ser humano, deste jogo do ego. 

O que resulta disto tudo é que estando mais despertos para essa realidade, elevando o nosso nível de consciência podemos desfrutar plenamente desse jogo, sem nos apegarmos aos seus resultados, nem temermos pela nossa sobrevivência. 

Só quem está preparado para morrer pode desfrutar em pleno a vida.

Na verdade aquilo que morre é apenas uma parte limitada de nós, é uma ideia de personalidade que existe na imensidão da essência que somos. Sabendo nós desde cedo nesta aventura humana que o fim da mesma é certo a única diferença é o que aproveitas de cada momento e do quão presente estás para aceitar a realidade daquilo que é.

Um dos maiores entraves a esse desfrutar pleno é a nossa discordância com aquilo que somos. É isso que nos impede de reparar na simplicidade da vida que nos preenche, na perfeição de cada momento. Cada momento é inteiro, nada lhe falta, enquanto humanos podemos nos distrair mergulhados nos pensamentos e deixamos que passe despercebida essa perfeição,essa simplicidade.

Podemos usar o exemplo que a natureza nos dá para relembrarmos quem somos de verdade em essência. A natureza não se questiona sobre o que é, pois ela não tem uma ideia sobre o que julga ser, por exemplo, um gato não conhece o conceito de gato, ele é como é e age sendo como é em cada momento. E isto é extensível a toda a natureza, tal como aos humanos e pode ser relembrado a cada instante e aplicado no dia-a-dia da humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...