segunda-feira, 7 de abril de 2014

4 Dicas para Positivar a tua vida


Onde colocas a tua atenção torna-se experienciado para ti e isto acontece apenas em cem por cento das ocasiões. 

Tendo ciente que enquanto humanos tendemos a fixar mais a atenção naquilo que é negativo. Tudo aquilo que é negativo acaba por absorver mais a nossa atenção, por exemplo num grupo de pessoas se alguma delas estiver com má cara e as restantes a sorrir, irás reparar mais na que está de má cara e indagarás sobre os motivos para tal.

Num relacionamento os comportamentos negativos são mais marcantes do que os positivos, estes últimos desvanecem os seus efeitos muito mais rapidamente do que os negativos, pois estes continuarão a sobreviver na mente da pessoa, sob a forma de pensamentos, muito para lá do seu término.

Este tipo de reação acontece automaticamente, desde os primórdios dos seres humanos e estão relacionados com o instinto de sobrevivência, que ao longo dos séculos artilharam o cérebro humano para estar mais atento aos sinais negativos como forma de preservação e prontidão de resposta para se defenderem ou fugirem dos perigos que estavam sujeitos.

No entanto hoje em dia as nossas necessidades de sobrevivência não estão eminentemente ameaçadas como nos primórdios existenciais. Dai que seja necessário estar cada vez mais cientes daquilo que ocorre em nós a cada momento. Quando mais presentes no agora estivermos mais libertos desses condicionalismos estaremos.

Como positivar então a tua vida, aqui ficam algumas dicas:

1 Meditar
A meditação permite-te um contacto contigo próprio, permite dedicares a tua atenção ao momento presente e a tudo o que ocorre nele. Isto não implica um esforço da tua parte para controlar os pensamentos, ou para esvaziar a tua mente. O que meditar significa de verdade é que está de facto presente no agora e consciente do que surge. Sim ao praticar a tua atenção irá vaguear e é normal que ocorra, mas com a prática cada vez mais rápido retomarás a tua atenção ao agora. 

2 Cuida de ti
Cuida de ti, trata-te com carinho e amor. Alimentando o amor-próprio estarás a alimentar o teu amor pelos outros e poderás partilhar esse teu amor onde quer que vás. Cuidar de ti passa por tratar da tua higiene mental, deixares de ser escrava dos pensamentos, dos julgamentos constantes que te denigrem e/ou que te fazem criticar o mundo que te rodeia. A questão não está em julgar por si só, mas sim em acreditares e te identificares totalmente com esses julgamentos. Cuidar de ti passa por uma alimentação mais consciente e com equilíbrio, sem dogmas ou fundamentalismos.

3 Olhar o bem
Focando a tua atenção no bem é isso que irás ver em todas as coisas. Quanto mais focada no bem estás, mais o bem se torna ciente em ti. O bem existe em todo o lado, em cada situação, mesmo nas que aparentemente são más. Cada pessoa procura o seu melhor, ainda que isso possa ser interpretado de forma diversa por outras pessoas. Mas nós vemos as outras pessoas de acordo com o que somos e não de acordo com o que elas são. Assim se procurares o bem nos outros, isso será um reflexo do bem que existe em ti.

4 Simplificar
Positivas a tua vida quando escolhes simplificar, quando escolhes o mais simples. E simplificar pode passar ser mais minimalista, deixando de acumular coisas que não tem uso, mas que ocupam muito espaço na tua realidade. Isto aplica-se a bens materiais como também às tuas memórias, estas são pensamentos que ocorrem no presente sobre acontecimentos passados, e que tem a importância que lhes dedicas através da tua atenção. As memórias passadas são úteis como aprendizagem, como referencia, mas não como guião para o presente. Assim escolhe simplificar a tua vida, em cada momento está presente de facto, recetivo ao que a vida te presenteia, com mente aberta para elevar o teu nível de consciência. Em caso de dúvida escolhe o que seja mais simples, seguindo a intuição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...