sexta-feira, 11 de abril de 2014

Onde encontrar tudo aquilo que procuras?


A natureza humana é feita de desejos, desejo de ter mais e mais. Totalmente orientados para o exterior em busca do que crêem faltar. Dai resulta uma insatisfação permanente na perseguição desse algo mais e esse algo mais vai mudando ao longo dos anos. 

À medida que se vai conseguindo alcançar aquilo que antes era tido como fundamental e, que uma vez conseguido, se verifica que não era assim tão fundamental pois a insatisfação volta novamente ao fim de pouco tempo.  

Este é um processo incessante, uma busca permanente sem de facto conseguir alcançar aquilo que se julgava necessitar. Isto é assim porque o foco está desviado para longe da origem de tal insatisfação. Esta tem lugar no mundo interno do ser humano, dentro de si reside tal insatisfação. Mas como ele se entretém procurando fora de si não encontra aquilo que procura.

Para ilustrar este processo ilusório de busca incessante sem encontrar, imagine alguém que perde as chaves do carro dentro de casa, é noite e falhou a electricidade, existindo apenas a iluminação pública e como dentro de casa não consegue ver, vai procurar as chaves do carro lá fora porque ai existe iluminação. Ao ler esta estória facilmente conclui que não faz sentido, pois a pessoa nunca irá encontrar as chaves fora de casa se as perdeu dentro de casa. 

O mesmo acontece com os seres humanos relativamente às suas vidas, relativamente ao seu papel na sociedade. O único lugar onde se perdem é dentro de si mesmos, mas como estão orientados, focados para fora é ai que colocam a sua atenção, procurando ai encontrar aquilo que julgam perdido.

Daqui no entanto resulta uma boa notícia e que é nada está perdido. Tudo o que é necessário existe em nós, dentro de cada um de nós. Podemos, quando assim o entendermos, quando para isso estivermos preparados, mergulhar dentro de nós e encontrar tudo aquilo que julgávamos faltar.

Essa sensação de falta é uma mera ilusão, ela não é aquilo que pensávamos que era. Ela era real para nós porque lhe dedicávamos a nossa atenção. Quando procuramos no lugar certo, tudo encontra o seu lugar e as ilusões desvanecem-se. Para tal basta que te permitas estar presente de verdade, deixando de divagar nos pensamentos limitadores que te levam para fora e ficando presente no agora, observando a vida que és em plenitude, inteira, completa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...