sexta-feira, 4 de abril de 2014

O equilibrio vida vs trabalho


Esta é uma das questões que muitas pessoas se colocam, a relação de equilíbrio da vida e do trabalho, tentar conjugar tudo de modo que funcione em pleno. No entanto o verdadeiro desequilíbrio resulta dessa ideia de separação de uma e outra, a ideia de que existe a "vida" e o trabalho. Sendo desse modo necessário haver um equilíbrio para que se possa desfrutar e retirar o máximo de cada situação.

A vida é tudo aquilo que te diz respeito, na verdade, a vida é aquilo que és. Tu és vida, esta não é algo que te acontece, que surja separada de ti e que te vai acontecendo de fora para dentro. E que tenha de ser compartimentada  em funções.

És um ser pleno em todas as manifestações da vida que és. A necessidade de criar conceitos e de te apegares a esses conceitos por forma a criarem uma identidade que consideras a tua, gera um conflito interno onde surge essa necessidade de equilíbrio.

Só crês necessitar de equilíbrio porque à partida te vês como separada de tudo, crês ser essa soma de vertentes diferentes, desses diferentes papeis da tua realidade, seja dentro da tua família, seja no teu lugar perante o mundo.

Esta ideia de separação faz com que por vezes, julgues que tens de sacrificar uma dessas vertentes em favor da outra. Aceitas que para ser bem sucedida profissionalmente há que haver sacrifícios pessoais, que tenhas que preterir de algo da tua família, seja na sua constituição, seja mais tarde, na tua presença e dedicação à mesma.

Ou se por outro lado, se a tua opção maior for pela família a ideia de uma carreira profissional satisfatória tenha de ser colocada de lado, para eventualmente mais tarde se as condições o permitirem.

Deste conflito só pode surgir insatisfação, pois qualquer que seja a tua opção ficarás sempre com a ideia de que estás a abdicar de algo importante, algo que te traria realização pessoal, que te fizesse sentir como plena.

No entanto tudo isso é isso mesmo uma ideia, uma ilusão, pois não é aquilo que pensas que é. Essa separação não é real, tu és plena aqui e agora, possuis em ti tudo aquilo que julgas faltar para te sentires plenamente realizada.

Para estares ciente disso começa por aceitar a realidade tal como ela é. Deixa de a rejeitares, de entrar em conflito com aquilo que é. Aceitando aquilo que é ficas livre para reconhecer aquilo que és de verdade. Libertas a tua atenção para elevares o teu nível de consciência e aquilo que antes parecia ser uma grande problema ganha agora uma nova perceção, uma nova dimensão para ti, permitindo desse modo que as soluções se apresentem e percebas a perfeição da vida tal como ela é, aqui e agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...