quarta-feira, 12 de março de 2014

O que é ser normal?


O conceito de normalidade é em si mesmo anormal. Temos como normal a ideia de algo que se repete muitas vezes, de algo que todos fazem. Normal é aquilo que é visto sem estranheza, aquilo que é habitual e que por isso passa despercebido. 

É no entanto este conceito de normalidade que nos aprisiona a uma ideia de limitação, do aceitar aquilo que sempre foi assim, sem questionar porque é assim, faz-se porque foi ensinado que é assim que sempre se fez. E quem quer ser normal deve fazer como todos os outros fazem e sempre fizeram.

Aqueles que ousam questionar, que ousam fazer diferente do normal, são tidos como anormais, como estranhos, como esquisitos. E no entanto são estes que permitem a evolução, que não se aniquilam e se permitem ir mais além. São aqueles que não acreditam no impossível e agem e conseguem. 

Sim erram muito, aprendem mais e voltam a errar melhor e agem melhor ainda. Sempre indo mais além, adentro do desconhecido, desbravando caminhos que os outros poderão seguir. Criando trilhos novos na realidade vivênciada. Por vezes à frente do seu tempo, são tidos como loucos, por vezes ostracizados, mas nada os demove de serem quem são, inconformistas ao encontro do novo, abrindo novos horizontes.

Estes "anormais" são os criadores do normal de amanhã, são lideres da sua realidade.

Em si mesmo não existe um conceito apenas de normalidade, pois aquilo que é normal em determinadas culturas não o é noutras. E quando se procura impor a nossa normalidade aos que ousam ser diferentes, originam-se conflitos, surgem as guerras entre nações. E a uma escala menor, entre famílias, e dentro das famílias entre as pessoas que a constituem.

Podemos escolher deixar de limitar-nos a conceitos, de procurar padrões de normalidade e aceitar aquilo que acontece pelo que acontece. Pois se acontece é perfeito que aconteça, de outro modo não aconteceria. Normal é aquilo que somos, com todas as nossas diferenças, com todas as nossas dúvidas. 

Da experiência do que somos em cada momento descobrimos quem somos em essência.  Tudo é mais simples do que pensamos que é quando estamos a pensar nisso, quando estamos a julgar aquilo que é. Deixamos de complicar quando nos focamos no agora, quando escolhemos estar presentes para a plenitude disponível em cada momento.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...