sexta-feira, 21 de março de 2014

Atenção focada e atenção plena


Aquilo que depende apenas de ti, que controlas e que é determinante para a perceção que tens de ti e da tua realidade é a tua atenção. Onde colocares a tua atenção ai está a tua consciência. A atenção pode ser plena ou focada.

A atenção focada é a mais conhecida, nesta existe um foco, um centro da tua atenção, ficas apenas dedicada a esse assunto, evento, pessoa, pensamento. Ao focares tudo o resto que esteja para lá da tua atenção, como que deixa de existir para ti enquanto estás focado. Entras num estado de fluxo com o foco da tua atenção, a passagem do tempo deixa de existir, não reparas nele.

Este tipo de atenção pode ser treinado através da meditação por exemplo, numa meditação focada num objeto, ou focada na respiração, ou num mantra. Normalmente este tipo de meditação é feito num lugar específico, de olhos fechados e numa posição confortável, num lugar sossegado sem ser interrompido.

Já na atenção plena estás presente no agora para tudo aquilo que surja, não te focas em nada específico, mas sim notas tudo o que ocorre, sejam as sensações, sejam os pensamentos que surgem, sejam as atividades que acontecem no lugar ao teu redor. Ficas atento, sem te agarrares a nenhum assunto em concreto, apenas observando o que acontece.

Através da meditação também podes treinar a atenção plena, entregando-te sem restrições ao que surja, sem julgamentos, apenas aceitando o que venha. E aqui a meditação pode ser feita em qualquer lugar, em qualquer situação e pode ser praticada em qualquer momento do dia e quanto mais praticas mais presente estás e consciente dos benefícios que advém dessa prática.

Seja uma atenção plena, seja uma atenção focada, esta depende apenas de ti, não está dependente das circunstâncias externas, depende apenas da tua vontade, da tua decisão e ação. Quanto mais atento estás mais consciente de quem és estás, mais autoconhecimento vais adquirindo sobre quem és de verdade e do teu papel na vida. 

Assumes as rédeas da tua vida, não através do controle da mesma, no sentido de decidires o que te vai acontecer, mas sim controlas a relevância que atribuis ao que te acontece. Ao fazeres isso terás mais consciência que és a origem das causas que produzem os efeitos que experiências na tua vida, deixas de ser vítima e aprendes, e elevas o teu nível de consciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...