segunda-feira, 10 de março de 2014

A meditação não resolve problemas


A meditação é uma temática que atrai cada vez mais pessoas e começa a estar presente em diferentes ambientes da sociedade onde seria impensável há alguns anos, como por exemplo o meio empresarial. Existem inúmeros estudos que evidenciam os efeitos benéficos da meditação nomeadamente na saúde, nos níveis de produtividade, de criatividade, da qualidade de vida e bem-estar em geral.

Sendo uma prática milenar, com incidência maior no oriente e nas últimas décadas com maior preponderância no ocidente. Existem várias técnicas de meditação, umas mais ativas, outras mais contemplativas.

A meditação é vista por vezes como sendo uma solução para os problemas da vida das pessoas, procuram na meditação resolver e encontrar as mudanças que desejam para as suas vidas.

No entanto a meditação não resolve problemas, por si só não é pelo facto de começar a meditar que irá encontrar a resolução para aquilo que considera problemático na sua vida, nem conseguir concretizar as mudanças que deseja ver ocorrer na sua realidade.

Aquilo que a meditação lhe dá é uma consciência de si. A meditação é uma conexão consigo mesmo, com a sua essência. Ela permite-lhe focar-se no aqui e agora, estar presente no único momento onde vive de verdade. E ao fazer isso estará a elevar o seu nível de consciência e aquilo que antes parecia um grande problema face ao seu nível de consciência anterior, ao elevar esse nível e ainda que o problema subsista, já não lhe parece um tão grande problema.

Pois ao elevar o seu nível de consciência amplia os recursos internos que possui em si para fazer face aos desafios que a vida lhe coloca. Estes só ocorrem porque está preparado para lidar com eles. São essas circunstâncias que induzem o elevar da consciência e desse modo o relembrar da essência perfeita que é.

Logo o motivo para meditar não é resolver problemas, encetar mudanças na sua vida , mas sim uma maior conexão consigo mesmo. A meditação induz um maior autoconhecimento e desse modo mudará a perceção que tem sobre quem é e mudando a sua perceção, o seu mundo também muda. O que de verdade muda é a forma como olha para o seu mundo, ele continua sendo como é.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...