segunda-feira, 24 de março de 2014

5 Situações em que desperdiças a tua energia


Quando te iludes sobre quem és, quando não te conheces de verdade isso origina que desperdiças a tua energia com situações que te distraem do momento presente, que te escondem o brilho intenso que brota de ti. Tu és perfeita assim como és, aceita-te como és de verdade. Vai e relembra quem és.

Aqui ficam algumas situações onde desperdiças a tua energia e que poderias canalizar para o teu autoconhecimento.

1 Desperdiçar tempo com o que não controlas
Existem na tua vida situações e pessoas que não controlas, que não depende da tua vontade que elas sejam diferentes daquilo que são. É independente da tua vontade as condições atmosféricas, o fluxo do trânsito, as opções de vida que as outras pessoas tomam, etc. E no entanto desperdiças energia tentando mudar algumas destas situações ou pessoas. Aquilo que depende apenas de ti, relativamente a essas situações ou pessoas, e onde podes colocar a tua energia é em primeiro lugar a importância que permitas que tenham sobre ti, a influência que concedes sobre ti. E isto depende apenas de ti,a forma como escolhes reagir ao que ocorre na tua realidade. Em vez de te focares no que não controlas, foca-te em ti e muda em ti a perceção que tens sobre essas pessoas ou situações. Mudando aquilo que depende apenas de ti estarás também a mudar o teu mundo e quem dele faz parte.

2 Assumir o papel de vítima
Desperdiças a tua energia quando te vês como vítima das situações, quando pensas que o universo conspira contra ti. Nada ocorre contra ti, é apenas a tua ideia sobre essas situações e o teu papel nelas que te faz sentir como vítima. A forma como interpretas o que ocorre na tua vida depende apenas de ti, és a única responsável por isso. Assume a responsabilidade da tua vida, deixa de abrir mão dela, porque és a causa e não um mero efeito daquilo que é a tua vida. Tudo tem origem em ti e depois projeta-se no exterior. Ser responsável, significa que tens capacidade de resposta, capacidade de agir e não meramente reagir. Possuis em ti todos os recursos para fazer face a qualquer desafio que a vida te presenteie. Basta que estejas recetiva a aprender com os desafios que te são colocados pois eles surgem para que relembres quem és de verdade. É dessa forma que encontras forças em ti que não conhecias. Quando abraças os desafios e os vais superando um novo brilho surge em ti, uma nova faceta tua se torna mais ciente, ela sempre esteve ai.

3 Remoer o passado
Este é uma das situações onde se desperdiça mais energia, o passado. Os acontecimentos passados condicionam fortemente o presente, pois a maior parte dos humanos perceciona o presente de acordo com o passado, este é a referência de avaliação do que acontece no agora. E quando se julga o presente pelo passado estamos a limitar a evolução porque nos limitamos ao conhecido, ao que é familiar. Mas a inovação só surge através do desconhecido, do novo. Já o passado pode ser útil como aprendizagem, no entanto se nos arreigarmos nele escolhemos aprisionar a nossa vida. O passado é isso mesmo passado, já não o podes alterar, podes sim escolher o peso que ele tem no teu presente. Quanto mais remoeres no passado menos presente no agora estás e desperdiças a vida que és, pois esta acontece sempre e apenas no agora. Não existe nenhum tempo para lá do agora fora da tua mente, fora dos teus pensamentos. O passado é um conjunto de pensamentos, de memórias que acontecem no agora. Podes escolher observar esses pensamentos e tornar ciente que és o espaço onde eles ocorrem.

4 O que os outros pensam
Deixares condicionar as tuas atitudes, as tuas ações e pensamentos em função daquilo que achas que os outros vão pensar de ti, é uma das situações onde desperdiças, também, muita energia. Aquilo que os outros pensam não depende de ti, nem podes ter a certeza absoluta daquilo que eles pensam de verdade, qual a sua opinião sobre ti. Logo condicionar quem és com medo daquilo que os outros possam pensar sobre ti, é um desperdício inútil de energia. Na realidade aquilo que te condiciona de verdade é aquilo que pensas que os outros vão pensar sobre ti e em vez de o fazeres usa essa energia para seres autêntico, para respeitares quem és de verdade. Quanto mais honesto contigo mesmo fores, mais se notará isso no teu comportamento e melhor será a tua relação contigo mesmo e desse modo também com os outros. Quanto melhor estiveres contigo mesmo, melhor estarás com os restantes. 

5 Repetir os mesmos erros
Errar é natural do ser humano, através dos erros podemos aprender e desse modo evoluir. No entanto quando repetes vezes sem conta os mesmos erros, então ai sim, desperdiças a tua energia. E para aprender com os erros tens de estar recetivo a isso mesmo, ter mente aberta para não te apegares aos erros, pois estes não te definem. Os erros resultam de algo que ocorre em ti e não algo que tu sejas. Observa de que modo costumas errar, torna-te ciente desse erros que são mais frequentes e conhece as condicionantes que estão adjacentes aos mesmos, desse modo poderás aprender e não repetir de novo esses erros. Assim quando errares que sejam erros novos, assim sendo poderás evoluir. Repetir os mesmos erros é ficar prisioneiro dos mesmos, é limitar as tuas capacidades.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...