quarta-feira, 5 de março de 2014

5 Ideias que te impedem tornares-te num empreendedor pessoal


Sendo a essência perfeita apenas a ilusão de acreditar ser algo que não somos nos impede de experienciar quem somos de verdade. E no entanto possuímos em nós todos os recursos para superar todos os desafios que nos são colocados. Para isso torna-te um empreendedor pessoal, foca-te no autoconhecimento e tudo o resto mudará na tua vida, pois o que muda de verdade é a tua relação contigo mesmo, é a ideia que possuis de ti.

 Aqui ficam algumas ideias que te impedem de conhecer quem és de verdade:

1 Prescindir da responsabilidade

Esta é uma ideia latente na maior parte dos seres humanos, a de que não são responsáveis pela sua vida e desse modo colocando as culpas do seu insucesso, da sua insatisfação na sua realidade externa e naqueles que a constituem. Sempre encontra culpados quem não quer ser responsável. Nós somos 100% responsáveis pela nossa vida. E ser responsável não significa culpa, mas sim que somos capazes de responder e agir próativamente na nossa realidade. Abdicando da responsabilidade escolhemos ser vítimas das circunstâncias, escolhemos ser um mero efeito de vontades alheias. No entanto nós estamos do lado das causas e não dos efeitos. A realidade é um espelho do nosso interior, podemos usar esta como um ponto de referencia daquilo que devemos trabalhar em nós, onde colocar a nossa atenção.


2 Perder tempo com aquilo que não controla

Há na nossa realidade humana situações que estão para lá do nosso controlo, que não dependem da nossa vontade e no entanto perdemos tempo tentando fazer com que sejam como achamos que deveriam ser. Por exemplo tentamos que as pessoas que nos são mais próximas,desde familiares até colegas de trabalho, sejam como achamos que devem de ser, tentamos mudá-las, como se isso dependesse de nós. Assim se desperdiça energia que poderia ser canalizada para aquilo que depende apenas de nós, ou seja, mudar em nós a perceção que temos dessas pessoas, mudar o impacto que permitimos que elas tenham sobre nós. Mudando aquilo que podemos mudar estaremos mais próximos de permitir que os outros mudem também através do nosso exemplo. Outras situações que não controlamos são por exemplo o estado do tempo, o fluxo do trânsito e no entanto podemos sempre controlar o efeito que permitimos que isso tenha em nós.

3 Permanecer agarrado ao passado

Esta é outra ideia que te condiciona, o teu passado. Ele é apenas uma ideia que surge no momento presente, ele não existe de outro modo. Quando estás demasiado focado nessas ideias, nessas memórias, deixas que elas condicionem o teu presente, pois de facto não vives o presente, mas sim uma representação desse passado, estás em constante comparação com o que ocorreu no passado e deixas de viver em pleno tudo aquilo que o presente te dá. Não estando presentes no agora deixas de tomar atenção em todos os recursos que estão ao teu dispor, deixas de reparar nas oportunidades que estão sempre a surgir no presente para aproveitares e evoluíres. O passado já não o podes alterar, ele é isso mesmo passado, já acabou. Aquilo que podes mudar é o efeito que permites que esse passado tenha no momento presente. Podes usar o passado como aprendizagem e focares em pleno a tua atenção no presente e assumires as rédeas da tua vida, dando o teu melhor, agora.

4 Repetir sempre os mesmos erros

Os erros são parte natural de ser humanos, não somos perfeitos, é através de tentativa e erro que evoluímos. A questão não se coloca em se errar ou não. Ela colocasse naquilo que fazes com os erros que cometes. Se souberes aprender com os teus erros poderás evoluir e criar algo de novo. Se por outro lado estiveres sempre a repetir os mesmos erros, não aprendes nada e não terás resultados diferentes daqueles que tens obtido. Só fazendo diferente poderás obter resultados diferentes e fazer diferente pode ser algo tão simples como a atitude que colocas em algo que sempre fazes, algo que é rotineiro, mudando de atitude terás resultados diferentes. Fazer diferente pode ser mudar rotinas do teu dia-a-dia, como pegar na chávena de café com a mão contrária ao habitual, mudar o pulso onde coloca o relógio. Fazendo estas pequenas diferenças estará a preparar terreno para as grandes mudanças que deseja. Fique de mente aberta para errar e aprender com isso e continue agindo, podendo errar de novo, mas de forma diferente. Cometendo novos erros no caminho do sucesso.

5 O mundo contra ti

Achar que o mundo está contra ti quando as coisas correm mal, quando o que acontece não é como achas que deveria de ser. Colocar as culpas no teu colega, no teu patrão, na companheira, no governo, na religião, no mundo, no universo, em Deus, etecetera. Como se existisse um plano secreto para te fazer falhar, como se fosses muito especial e alguém quisesse sabotar a tua vida. O único que pode sabotar a tua vida és tu próprio. São as tuas crenças, as tuas atitudes perante a vida, perante aquilo que és. Quando não te aceitas como és, a tua vida como ela é. Aquilo que rejeitas de verdade és tu mesmo. Os teus problemas surgem da diferença que percecionas entre aquilo que és e aquilo que desejavas ser. Mas quanto mais rejeitas a tua realidade, mais te afastas dos teus desejos. Pois quando aceitas a realidade como ela é, como tu és ficas mais próximo de relembrar quem és de verdade e como possuis em ti todos os recursos para fazer face a qualquer desafio da vida e desfrutar desta plenamente. Não és o único ser humano, não há nenhum plano especial contra ti. Aceita-te como és e partilha isso com o mundo, dá o teu melhor em cada momento e verás como isso faz a diferença.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...