quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O que farias se não tivesses medo


O medo tem o poder que lhe concedemos sobre nós e sendo parte da nossa experiência humana, ele condiciona a nossa realidade. Cada ser humano em algum momento da sua vida tem de lidar com o medo e a forma como o faz induz a sua perceção da vida.

Desafio-te a fazer um exercício de imaginação e que é:

O que farias de diferente na tua vida neste momento se não tivesses medo?

Permite-te fazer este exercício sem limitações. Procura registar todas as coisas, desde as mais pequenas às maiores, que farias de diferente se não existisse o medo. Depois olha para a lista que fizeste e escolhe uma dessas coisas e desafia-te a fazeres essa coisa. Começa por algo mais simples e faz.

O medo só tem preponderância sobre ti porque te resignas, porque não lidas com ele de frente. Em si mesmo o medo não é bom, nem mau. Ele é aquilo que fizeres dele, se o usares com utilidade ele pode ser um amigo para ti. 

Ou seja, pode ser um amigo porque sinaliza aquilo que te condiciona, aquilo que mexe contigo. Logo em vez de o rejeitares podes usá-lo para tomares consciência daquilo que te condiciona e lidando com isso de frente tornares-te livre para desenvolver o teu potencial em pleno.


É precisamente desafiando-te a fazeres aquilo que te mete medo que irás superar esse medo, pois aquilo que imaginas sobre esse medo é muito maior do que a realidade do evento em si mesmo. Por exemplo se tiveres medo de falar em público, se te desafiares a falar em público, começando por grupos pequenos, como por exemplo uma reunião de condóminos ou um grupo de amigo de algum conhecido teu. Fazendo-o verás que nada de mais acontece contigo, podes sentir constrangimento de inicio, mas através da prática vais ficando mais à vontade a fazê-lo.

Mesmo que nas primeiras vezes corra menos bem fica a experiência para melhorares na próxima. Ninguém nasce ensinado, como diz o ditado a prática faz o mestre.

Isto aplica-se a todos os teus medos. Olhando-os de frente, lidando com eles verás que não são como imaginavas que fossem. Assim desafia-te a agir como se não tivesses medo e desfruta da vida como ela é, simplesmente como ela é.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...