sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Limpeza interna


De uma forma geral as pessoas cuidam da limpeza dos espaços que habitam e dos espaços onde trabalham. E no entanto a maior parte das pessoas esquecesse de cuidar da limpeza do mais importante espaço que ocupa, onde tudo se passa primeiro. E esse espaço é o interior, o teu interior merece que cuides bem dele, que o mantenhas limpo.

A limpeza interna passa por arrumares os teus pensamentos, aqui a regra de ouro é,  'menos é mais'.
Menos tentativa de controlar os teus pensamentos, eles ocorrem por si só, não os consegues controlar. Quanto mais tentas controlar esse fluxo de pensamentos mais preso a eles ficas. 

O foco está no apego, na identificação que tens com os pensamentos. Em vez de os controlares permite-te apenas observá-los, sem interferires verás como eles chegam e partem de igual modo, só aqueles que "alimentas" com a tua atenção ganham força sobre ti.

A limpeza interna passa por perceberes que os pensamentos não te definem, a não ser que o permitas. 

Passa ainda pela gestão da emoções que surgem em ti, mas mais uma vez tu não és essas emoções, mas sim o espaço onde elas ocorrem. Permite-te vivenciar aquilo que elas te trazem, seja isso considerado por ti como positivo ou não. E muito aprenderás sobre ti, sobre aquilo que passa dentro de ti e de que forma isso se manifesta na tua realidade, pois esta é um espelho do teu interior.

Se queres saber qual o estado do teu interior basta olhares para a tua realidade e perceberás. E isso inclui tudo, principalmente aquilo que evitas, o que desgostas ao teu redor, são um sinal de tudo aquilo que tens ignorado em ti, o teu lado sombra que preferes evitar, pensando assim que nada te acontece, que isso não tem influencia sobre ti.

Essa limpeza interna passa por arejares a tua mente e fazes isso através de uma respiração consciente, através da atenção plena, que te traz ao momento presente. Ao aqui e agora tal como ele é, sem filtro, sem condicionantes. E que é o único momento onde vives de facto.

Um boa limpeza interna permite ver que nada é feito contra ti, que nada é pessoal, que tudo é simples e perfeito assim como é. Que só ocorre aquilo que tem de ocorrer, pois é o que ocorre de outro modo não aconteceria. A ti só te é pedido que estejas presente desfrutando da tua realidade sem apego, pois tudo é temporário apenas a essência é permanente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...