segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Aquilo que pensas que é, não o é.



 Tu és uma ilusão, aquilo que tens como a tua realidade é uma ilusão. E aqui é importante esclarecer o que uma ilusão é, porque ser uma ilusão não significa que não exista, que não seja real. Aquilo que uma ilusão significa é que não é o que julgas que é. Uma ilusão significa que não é o que aparenta ser.

E neste sentido de ilusão se pode dizer que tu és uma ilusão, pois acreditas ser essa personalidade que te habituaste a crer como sendo quem és.

Aceitas a história dessa personalidade como sendo os teus limites e confrontas essa história com a história de outras personalidades que gravitam na tua realidade e dai releva muito do sofrimento que experiencias.

O sofrimento resulta de comparares a realidade em que existes com a ideia de uma realidade que desejavas que fosse a tua. E essa realidade desejada resulta em parte da comparação com a realidade de outras pessoas que julgas como sendo melhor que a tua. Sejam pessoas que fazem parte do teu dia-a-dia, sejam de pessoas que te habituaste a  seguir através dos média.

Por outro lado o sofrimento resulta também da tua ausência do momento presente, resulta de um vaguear pelo passado ou um anseio pelo futuro. E no entanto nenhum deles é real, seja o passado, seja o futuro eles existem apenas no momento presente sob a forma de pensamento.

O passado é apenas uma memória que surge no momento presente. É um pensamento que surge no agora e que identificas como sendo da tua história e que serve como termo de comparação para aquilo que ocorre no momento presente. E são essas memórias que, se assim o permitires, te impedem de veres o momento presente como ele é.

As memórias por si só não são impeditivas para ti se as vires apenas como referencia e não como guia para o momento presente. Tal como o futuro existe apenas como pensamento, pois quando esse futuro chegar será sempre sob a forma de presente. 

A vida que és só ocorre no momento presente , só acontece no agora e só aceitando aquilo que és, tal como és poderás desfrutar em pleno tudo aquilo que acontece. Fazendo isso sem apego ficas livre de sofrimento, não porque este deixe de acontecer, mas porque sabes que ele não te define, nem belisca a essência do que és de verdade.

Fica ciente da ilusão desfrutando em pleno daquilo que é, sabendo que aconteça o que acontecer é perfeito que aconteça, que tudo está bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...