segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Superar o jogo do ego


 A natureza do ego é a separação, a ideia de limitação que se perpetua numa busca constante sem encontrar o que se procura, fazendo assim através dessa busca que a dormência seja o "normal".

Quero reforçar que o ego por si só não é bom,nem mau, pois por vezes, existem tendências de fazer do ego o inimigo, culpado-o de todos os infortúnios que passamos enquanto humanos. 

Isto por si só é uma prova de limitação, pois esta é a ação primordial do ego para perpetuar o seu domínio, ou seja, projetar a culpa interna no seu exterior por forma a não lidar com ele, fazendo-se iludir desse modo como sendo inocente e os outros sim é que tem a culpa. Evitando assim de enfrentar as sombras internas.

E quando aceitamos essa limitação, de ser apenas um corpo e a mente que o controla, estamos condenados a sofrer, a perecer, pois o corpo é finito, é limitado; e tem de lidar com outros seres semelhantes que lutam pelas mesmas coisas e estas são escassas, apenas os mais fortes sobrevivem e à custa dos mais fracos.

Tudo isto acontece primeiro ao nível da mente e depois projeta-se na experiência humana, este é o jogo da separação e quanto mais depressa despertares mais depressa passas a apreciar o jogo, a desfrutar do mesmo e entras no jogo divertindo-te.

A vida é simples e perfeita, e tu és vida, ela existe em ti e para ti, não é algo exterior que temporariamente te acontece.

As pessoas começam a despertar para a verdade de quem são e enveredam nessa busca pela iluminação, ou seja, caem mais uma vez na limitação do ego, pois apenas mudam o objetivo da sua busca, em vez de procurarem estatuto social, riqueza, afirmação, sobrepor-se ao seu semelhante, passam a procurar pela iluminação, pela experiência suprema de conexão ao todo, a Deus, ou qualquer outra identidade que lhes dê conforto.

E por vezes consegue essa ilusão de iluminação, de compreensão intelectual da natureza da realidade, da "verdade" profunda e no entanto aquilo que isso lhes dá é apenas um fortalecimento da separação. 

Uma espécie de superioridade sobre os restantes que não percebem a realidade, que andam adormecidos, que não se conhecem de verdade. Tudo isso é mais do mesmo, apenas com diferentes roupagens.

Pois o que quer que se pense ser a iluminação, o despertar, não o é, pois aquilo que é, é e não pode ser descrito, não pode ser nomeado, apenas pode ser experienciado. Quando se cria um conceito sobre o que é ser iluminado, isso é apenas mais uma ilusão. E pode até ser uma boa ilusão, ser prazenteiro de se experienciar, mas não é a essência.

Então, perguntam vocês, "não podemos fazer nada, pois somos  enganados pelo ego" e de facto não precisamos de fazer nada, não pelo motivo de sermos enganados pelo ego, mas sim porque já somos, em essência, tudo aquilo que poderíamos ser, somos simples e perfeitos, tal como somos, quando deixamos de lutar contra o que somos e nos permitimos fluir com a vida em todas as suas manifestações.  

1 comentário:

  1. Agora é que deu um "nó"no mental !!!
    Tinha que dar , não é ???
    Não entendi bem ! Nem bem , nem mal !!!!
    O mental está bravo .


    Eu Sou a essência Pura e Sou perfeita como Sou .
    Nada tenho que buscar , pois Eu Sou , fluindo com a Vida em todas as Suas manifestações .
    (Soa bem , dentro do meu Coração )
    Agradeço.
    Maria .

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...