sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A utilidade do sofrimento


O sofrimento pode ser algo que te aprisione, que te impeça de viver, ou então podes permitir-te encontrar utilidade no sofrimento que tenhas que experienciar; não significando isto que procures o sofrimento para retirar a utilidade do mesmo.

E que utilidade se pode retirar do sofrimento?

Normalmente a dor física é um sinal do corpo de que algo não está bem e precisa de ser lidado, é uma chamada de atenção para algo que tens negligenciado, já o sofrimento é um sinal que a mente te envia para que dediques a tua atenção para a verdade em ti, para que olhes para dentro por forma a despertares para quem és.

A vida vai nos dando sinais para que possamos despertar para a essência una que nos conecta ao todo, para que despertemos dessa ideia de que vivemos separados de tudo o resto, que há um nós e eles, que os outros nada tem a ver connosco; e se formos olhando para o lado, se formos ignorando esses sinais, então a vida envia-nos sinais mais fortes que não poderemos ignorar e ai resulta o sofrimento.

Existem pessoas que mesmo sofrendo continuam ignorando a verdade que lhes é dada a conhecer, a oportunidade de se "renderem" a quem são de verdade e deixar de tentar controlar aquilo que consideram a sua vida, a sua realidade. 

O sofrimento é o resultado de não aceitares a vida como ela é e achares que ela deveria ser algo de diferente do que ela é. Entras em conflito com a realidade e no entanto a realidade leva a melhor sempre, em 100% das ocasiões, porque ela é como é e não pode ser de outra forma, aquilo que pode ser de outra forma, aquilo que é mutável é a perceção de tens da realidade.

O sofrimento por si só é uma perceção tua, ele não resulta da realidade, mas enquanto humanos vivendo em dualidade, é nos contrastes que vamos elevando o nosso nível de consciência.

O bom disto tudo é que nada pode beliscar a tua essência, nenhum sofrimento por muito extremo que possa parecer, consegue diminuir a perfeição do teu Ser, da vida que és, em todas as suas diferentes manifestações.

O que quer que ocorra é a vida a viver-se a si mesma, seja percecionado como bom ou mau, tudo isso é um perfeito equilíbrio que chamamos de vida. Quando vemos a imagem alargada do conjunto compreendemos que tudo o que aconteceu, aconteceu como tinha de acontecer e não poderia ser de outra forma e isso é assim porque foi o que aconteceu, é o que acontece em cada momento, só ocorre o que tem de ocorrer e do modo que tem de ocorrer, seja qual for a nossa perceção disso.

Só nos é pedido que estejamos presentes em cada momento para desfrutar da vida como ela é, sem mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...