quarta-feira, 17 de julho de 2013

A verdade não tem dono


A verdade não tem dono, ela não pode ser fragmentada, nem aprisionada por nada nem ninguém; apenas pode ser criada a ilusão de se possuir a verdade, mas essa dita verdade que enquanto humanos julgamos possuir, é uma mera perceção, é uma interpretação da verdade, mas não a verdade em si.

Por isso agir na defesa da verdade, da "nossa" verdade e julgar como errados, ou em casos extremos perseguir quem não comunga da nossa verdade, julgando-os como menos merecedores do nosso respeito e eventualmente como merecendo todos os "males" que lhes acontecem; tudo isso é alimentar uma ilusão que nos afasta de facto da verdade como ela é.

A verdade é como é, nada nem ninguém a possui, e quanto mais disponíveis estivermos para abdicar do controle da nossa realidade, da nossa "verdade", mais poderemos desfrutar de tudo aquilo que a verdade é, pois somos parte integrante dessa verdade, que é ilimitada, que tudo abrange e que nada exclui.

A verdade que temos como nossa, resulta das memórias que fomos criando a partir de eventos passados que servem de modelo para avaliar o que ocorre em cada momento, e enquanto estamos ligados neste processo de julgamento, tendo como base referencias passadas, ficamos desconectados da realidade como ela é e de todas as coisas que ela nos presenteia.

Todos os desafios que nos são colocados pela vida, possuem em si mesmos as soluções para os superar e para que resulte dos mesmos as aprendizagens que nos aproximem da nossa essência; as aprendizagens não deixarão de ocorrerem, podem é devido à nossa ausência levar muito mais tempo do que seria possível e ser necessário que as experiência tenham que aumentar de intensidade até que lhe atribuamos a devida atenção.

A nós só nos é pedido que confiemos, que estejamos disponíveis para aceitar aquilo que a vida nos dá, tudo é passageiro, nesta dimensão humana, nada é verdadeiramente nosso, tudo nos é emprestado para que possamos aprender, para que possamos experienciar ao máximo a vivência de cada momento, de cada situação.

Dai que de nada serve perdermos as nossas energias na tentativa de manter a ilusão de controle, a ilusão que estamos ao comando da situação, que somos donos e senhores de nós mesmos, coadjuvados pela verdade que nos assiste. E que podemos ajudar os outros com a nossa verdade, a única pessoa que podemos ajudar, enquanto humanos, é a nós mesmos e se o fizermos, estaremos dessa forma a ajudar os outros, pelo o exemplo que podemos ser para eles.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...