quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ego espiritual para aumentar a ilusão


O ego é a uma ideia limitada e manifesta-se na forma de um ser humano, com o seu corpo e personalidade e o ego tudo faz para se perpetuar, para manter o seu controle sobre a tua realidade, sobre quem julgas ser. O ego mantém-te  aprisionado desviando a tua atenção para os pensamentos, enquanto aceitares que és os teus pensamentos estarás dentro da prisão do ego.

Outra forma de ele te manter controlado é através da projeção da culpa, ele faz-te sentir como culpado pela separação da tua essência, ou melhor pelo que julga ser a separação, mas faz com que essa culpa seja projetada no teu exterior em outras pessoas, encontrando assim um bode expiatório, pois se tivesses que assumir essa culpa verias da sua existência ilusória.

Ao longo da tua experiência humana receberás situações que te permitirão despertar para a verdade, despertar da ilusão em que te encontras, e nas situações mais delicadas, mais difíceis para ti, como são os casos de doenças, perda de ente queridos, rompimento de relacionamentos, entre outros.

Quando ocorrem situações destas as pessoas tendem a procurar respostas de todas as formas possíveis e imagináveis, como por exemplo viram-se para a "espiritualidade" e neste campo existem muitas modalidades, e cada uma promete fornecer as respostas pretendidas.

O ego usa essa busca espiritual para manter o controle, ele faz-te viver experiências marcantes, ter sensações vibrantes que te fazem ter vontade de as repetir, e procuras então por novas situações onde possas experienciar de novo essa sensação de êxtase, mas raramente as repetes.

Por outro lado o ego cria expectativas sobre o que é ser espiritual, sobre seres iluminado como forma de entrares num processo de "busca mas não encontres" e como que te tornas num buscador eterno, sempre à procura da próxima experiência mas nunca satisfeito.

Alguns, poucos, poderão mesmo alcançar um estado que consideram de iluminação, um estado de despertar, mas na verdade é mais uma artimanha do ego, pois ele faz-te acreditar como sendo superior aos meros mortais, como que possuis as respostas todas para dar aos que as procuram e que estás habilitado para o fazer, passas a ser um mestre, um ser que os outros procuram para saberem quem são.

Então perguntas tu "como é que sei que não estou a ser enganado pelo ego?".

 Saberás simplesmente sendo quem és, quando deixares de precisar de respostas, quando deixares de fazer perguntas, quando deixares de buscar por ser iluminado, quando deixares de te ver como separado de quem quer que seja, mesmo a pessoa que te lembres de julgar como o ser humano mais "repugnante"; Quando a verdade fundamental se torne a tua experiência e isso é saberes que tudo o que julgavas que havia acontecido, nunca aconteceu de verdade.

E essa verdade está disponível para ti agora, neste preciso momento e poderás aceder a ela se te libertares em pleno das limitações, se abandonares o ego completamente, pois não podes ter as duas situações, nem muito, nem pouco de cada uma, apenas uma é verdade, a outra é uma ilusão; e enquanto aceitares um pouco dessa ilusão não verás a verdade e no entanto nada disso importa pois o que nunca ocorreu não tem efeitos na tua essência.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...