segunda-feira, 20 de maio de 2013

O embuste de ser iluminado


Quando surge a necessidade de se saber mais sobre quem somos de verdade, quando se inicia um "caminho" de descoberta pessoal, procura-se alcançar a iluminação, ser iluminados. E esta procura por algo mais é, nada mais, do que um artefacto do ego para nos fazer acreditar como limitados, como incompletos, num processo interminável de "busca, mas não encontres" para manter o controle.

E por vezes devido à persistência de alguns, conseguem esses poucos, ter experiências de graça, de elevação, de contacto com a essência, de iluminação, mas que são pouco duradouras, o que leva a uma incessante procura por repetir tais experiências, sempre procurando algo que lhes permita vivenciar de novo, mas quase nunca voltam a acontecer.

Tudo isto é um grande embuste porque só ocorre no sentido de reforçar a força dessa ideia limitada de ti, que coloca um véu sobre quem és de verdade, se te permitires libertar de todas essas ideias, percebes que tudo aquilo que tens procurado já existem em ti, já és tu.

Apenas tens estado a "dormir", tens andado num estado de sonambulismo e confundindo-te com o sonho em que vives e essa ilusão ganha mais força quando descobres que há algo mais, quando te voltas para a descoberta pessoal, para o autoconhecimento e no entanto continuas a sonhar.

E então perguntas e como é que sei que estou desperto desse sonho, quando tenho a certeza que já não  estou controlado pela ideia limitada de mim? 

Saberás que despertaste quando deixas de procurar, quando deixas de fazer perguntas, porque simplesmente já sabes que tudo é como é, e assim sendo é perfeito. Sabes que aquele que julgavas ser é apenas um mero encadeado de pensamentos que constituem aquilo que consideravas, até então, a tua estória. 

Quem és então não sendo essa estória que julgavas ser?

As palavras ficam aquém de poder descrever aquilo que é a realidade, mas podemos fazer uma aproximação que nos permita desbravar caminho para despertar, até que as palavras possam ser dispensadas e assim sendo direi que somos essa presença, uma presença que está por trás dessa estória que  aceitaste como tua. Uma presença que é ilimitada, que é intemporal, que não pode ser explicada apenas vivida.

Ao despertar deixarei de existir?

A resposta real seria, aquele que pensavas ser nunca existiu, logo não pode deixar de existir o que nunca existiu, contudo por uma questão prática, dentro da ilusão de realidade em que acreditamos viver, neste mundo de limitação que foi criado por nós, logo é real para nós enquanto estivermos sonhando, aquilo que muda quando despertas é tudo ficando tudo igual na mesma.

Ou seja, tudo fica igual ao teu redor, continuas a ter esse corpo, continuas a ter de pagar a prestação da casa, as contas, aquilo que consideras problemas continuam lá, nada desaparece por artes mágicas; o que muda é a ideia que tens de ti, ao despertar percebes que o personagem que acreditavas ser é apenas mais um pensamento que surge como todos os outros pensamentos e no entanto quando isso acontece sentes o espaço a crescer para ti, sentes que podes respirar melhor, libertas espaço em ti e a presença que "és" torna-se mais presente. Experiêncías  paz, a alegria imensa que reside em "ti" e como tudo está ligado, como tudo é simplesmente perfeito e tudo está bem assim como está. mesmo quando parece que está tudo mal.

Falando da minha experiência, da minha caminhada de descoberta pessoal, cheguei a um ponto em que tinha um conhecimento teórico que se poderia considerar elevado, no entanto na prática, tendo de facto evoluído bastante, a procura continuava, sabendo que tudo é um sonho, continuava a ter expectativa de encontrar algo que fosse muito transformador, de uma experiência "deslumbrante" que tudo mudasse e no entanto o verdadeiro despertar dá-se quando percebo que as expectativas é que me impediam de perceber que já estava tudo aqui, que aquilo que procurava já estava aqui, nunca deixou de estar.

Que essas expectativas eram apenas mais um véu que criava ilusão sobre a realidade, observando esse pensamento sobre as expectativas, como ele é, tudo encaixou no seu lugar, as perguntas deixam de ser necessárias. E no entanto isto não representa o fim de nada, pois as ideias de limitação, o ego, continuará a tentar manter o controle e os desafios do dia-a-dia continuarão a ocorrer, até para expandir o despertar a todos aqueles que fazem parte desta realidade. 

E tudo é, assim como é, sendo simples e perfeito, assim como é.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...